Editorial

Escrito por Resistência Camponesa
Publicado em 31/05/2007
Categoria: Edição nº 15
Desde os meses de janeiro e fevereiro a imprensa a serviço do latifúndio desatou uma série de denúncias mentirosas em que diziam sobre grupos armados de camponeses, treinamento de guerrilha, crimes ambientais etc. O mesmo discurso fascista que utilizam as tropas americanas para invadir o Iraque, de que o povo tem armas, é utilizado para justificar as agressões de todo tipo contra o povo pobre em Rondônia. 

O objetivo era preparar terreno para que a polícia e os bandos armados do latifúndio atacassem o movimento camponês. Operações militares foram realizadas em várias áreas de conflito agrário, tratando como crime um problema social. A polícia aterrorizou, torturou e interrogou pessoas inocentes, trabalhadores cujo único “crime” é serem pobres e lutarem por seus direitos.

A mesma imprensa que ataca os camponeses por supostos crimes ambientais se cala diante do projeto da construção de usinas no Rio Madeira que causarão de uma só vez mil vezes mais danos ao meio ambiente. Propagandeiam estas obras com ares de progresso e desenvolvimento quando na verdade servirão nada mais nada menos para acelerar o saque de nossas riquezas e o maior controle da Amazônia pelos gringos uma vez que são os maiores interessados. Ou seja, para manter o Brasil como semicolônia exportadora de matéria prima.

Nenhuma das acusações levianas pronunciadas nas páginas sujas destes jornais foi comprovada, pelo contrário, o que vemos é a confirmação de que a polícia e justiça atuam de forma a acobertar os verdadeiros criminosos, os latifundiários.

A onda de ataques aos camponeses segue com despejos, perseguições, processos e assassinatos. O Incra e a Ouvidoria Agrária diante destes fatos cruzam os braços e dizem que nada podem fazer, confirmando que deste governo não sai reforma agrária nenhuma mesmo.

Mas os camponeses não se abalam, seguem lutando e resistindo, o que os move é a mesma razão pela qual centenas de milhares lutam em todo o país, a enorme concentração de terras nas mãos do latifúndio, problema que demanda solução há 5 séculos.

Através da Revolução Agrária os camponeses destroem o latifúndio parte por parte. A consigna de “Tomar todas as terras do latifúndio” começa a se concretizar nas dezenas de tomadas que se espalham como pequenas faíscas e que anunciam o grande incêndio que se alastrará por todo o campo. 

Os camponeses não querem viver como antes, ensaiam os primeiros passos na construção de novas organizações independentes, constroem as Assembléias do Poder Popular onde decidem eles mesmos todos os assuntos de interesse das comunidades e áreas onde vivem e trabalham.
   

Matérias da edição nº 20:

Editorial: O Brasil precisa é de uma grande Revolução

IMAGE
Passados seis meses de seu segundo mandato, Dilma/Lula/PT estão vendo cair por terra as máscaras que usaram para enganar o povo há mais de 20 anos. Fizeram tudo que disseram que não fariam: cortaram direitos trabalhistas como pensão, seguro desemprego e aposentadoria, reduziram o orçamento de educação e saúde. E como resultado, aprofundou a grave crise política e...
Companheiro Paulo Justino: presente na luta!

IMAGE
No dia 1º de maio, no distrito de Rio Pardo, mais um camponês foi covardemente assassinado. Paulo Justino Pereira era presidente de uma associação que lutava pelos direitos dos camponeses da região, principalmente terra para mais de 250 famílias despejadas há dois anos. Esta foi a principal reivindicação que ele apresentou numa reunião com Gercino José, o Ouvidor...
Camponeses fecham a BR e apontam necessidade de uma grande Revolução

IMAGE
Na madrugada do dia 9 de abril camponeses de diversas áreas organizados pela LCP fecharam a BR-364 em Jaru. O protesto foi contra os aumentos e medidas anti-povo decretados desde o início do ano pelo governo Dilma/PT e também exigiu regularização das áreas, energia elétrica, estradas e escolas. A manifestação também lembrou o dia 9 de abril como dia dos heróis do...
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO

IMAGE
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO Ari, Alcindo, Enio, Ercílio, José Marcondes, Nelci, Odilon, Maria Bonita, Oliveira, Jesus, Darli   1995 Honra e glória aos heróis do povo brasileiro!
Todos à celebração do 9 de agosto!

IMAGE
No dia 9 de agosto de 2015 completam-se 20 anos da heroica Batalha de Santa Elina, em Corumbiara. Nesse ano também se completam 5 anos da sua retomada e conquista. Depois de muita luta, hoje essas terras se encontram divididas em pequenos lotes onde centenas de famílias tiram seu sustento e movimentam o comércio da região. A LCP e os camponeses que retomaram estas terras,...
Juiz ordena despejo violento em Machadinho

IMAGE
No último dia 27 de maio, mais de 30 famílias foram despejadas do acampamento Cajueiro 1, localizado na fazenda Paredão, na RO-257, em Machadinho D’Oeste. Participaram da ação vergonhosa policiais da PM, GOE, do serviço de inteligência, da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, fortemente armados, em várias viaturas e até num helicóptero. Os policiais obrigaram todos...
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «