Comitê de Defesa quer indenização para todas as vítimas

Escrito por Resistência Camponesa
Publicado em 08/05/2008
Categoria: Edição nº 15
Lula com seu chapéu panamá visita Corumbiara em campanha eleitoralLula com seu chapéu panamá visita Corumbiara em campanha eleitoralNo dia 9 de agosto deste ano completará 12 anos do chamado massacre de Corumbiara. Neste dia mais de 600 famílias foram atacadas violentamente pelas forças policiais de Rondônia, junto com bandos armados de latifundiários. As famílias lutavam pelas terras da fazenda Santa Elina.

O resultado oficial foi de dezesseis mortes, sete desaparecidos, dois recém-nascidos e vários camponeses que faleceram posteriormente em razão das brutalidades e torturas. Muitos seguem com profundas seqüelas físicas e psicológicas que os impossibilitam de trabalhar, vários com balas encravadas no corpo. Outros companheiros estão desaparecidos até hoje.

Desde o ano passado os representantes do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina estão se preparando para ir a Brasília reivindicar a indenização para toda as vítimas, tratamento médico adequado, o corte da fazenda e sua distribuição às famílias. Promessas feitas por Lula, então candidato a presidente, quando visitou as famílias logo após os acontecimentos. Hoje passados 5 anos que ele foi eleito nada foi feito.

Reunião em Jaru do CODEVISE - Comitê de Defesa das Vítimas de Santa ElinaReunião em Jaru do CODEVISE - Comitê de Defesa das Vítimas de Santa ElinaA decisão de ir a Brasília se deve ao fato de que a OEA - Organização dos Estados Americanos condenou o governo brasileiro a pagar a indenização das vítimas, pois considera os ataques da polícia na fazenda Santa Elina como operação de guerra contra camponeses indefesos sem que houvesse uma guerra declarada no país. O governo adia como pode o cumprimento desta decisão. No ano passado a Comissão de Justiça e Paz acenou com uma proposta do governo de que somente algumas famílias seriam indenizadas e que as outras teriam que provar que sofreram torturas. Propuseram que apenas uma pequena comissão das famílias participasse das negociações.

A Comissão de Justiça e Paz pensou que os camponeses cairiam em mais uma conversa fiada, mas os camponeses rechaçaram as propostas. Primeiro porque todos os laudos médicos comprovam as atrocidades cometidas pela policia e jagunços contra os camponeses e cabe ao governo juntar estes documentos. Em segundo lugar as vítimas exigiram que todos recebam as indenizações.

Este ano foram realizadas várias reuniões em Palmares do Oeste, município de Theobroma onde as vítimas lançaram um boletim no qual expõe os motivos da ida a Brasília.

Elegeram uma comissão que ficou responsável por organizar, divulgar e arrecadar os recursos necessários. A idéia é levar 3 ônibus para Brasília e ficar o tempo que for preciso para resolver o problema.

Como dizem no boletim “Se Lula está correndo das vitimas, as vítimas irão até Lula para cobrar tudo que ele prometeu!”.
   

Matérias da edição nº 20:

Editorial: O Brasil precisa é de uma grande Revolução

IMAGE
Passados seis meses de seu segundo mandato, Dilma/Lula/PT estão vendo cair por terra as máscaras que usaram para enganar o povo há mais de 20 anos. Fizeram tudo que disseram que não fariam: cortaram direitos trabalhistas como pensão, seguro desemprego e aposentadoria, reduziram o orçamento de educação e saúde. E como resultado, aprofundou a grave crise política e...
Companheiro Paulo Justino: presente na luta!

IMAGE
No dia 1º de maio, no distrito de Rio Pardo, mais um camponês foi covardemente assassinado. Paulo Justino Pereira era presidente de uma associação que lutava pelos direitos dos camponeses da região, principalmente terra para mais de 250 famílias despejadas há dois anos. Esta foi a principal reivindicação que ele apresentou numa reunião com Gercino José, o Ouvidor...
Camponeses fecham a BR e apontam necessidade de uma grande Revolução

IMAGE
Na madrugada do dia 9 de abril camponeses de diversas áreas organizados pela LCP fecharam a BR-364 em Jaru. O protesto foi contra os aumentos e medidas anti-povo decretados desde o início do ano pelo governo Dilma/PT e também exigiu regularização das áreas, energia elétrica, estradas e escolas. A manifestação também lembrou o dia 9 de abril como dia dos heróis do...
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO

IMAGE
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO Ari, Alcindo, Enio, Ercílio, José Marcondes, Nelci, Odilon, Maria Bonita, Oliveira, Jesus, Darli   1995 Honra e glória aos heróis do povo brasileiro!
Todos à celebração do 9 de agosto!

IMAGE
No dia 9 de agosto de 2015 completam-se 20 anos da heroica Batalha de Santa Elina, em Corumbiara. Nesse ano também se completam 5 anos da sua retomada e conquista. Depois de muita luta, hoje essas terras se encontram divididas em pequenos lotes onde centenas de famílias tiram seu sustento e movimentam o comércio da região. A LCP e os camponeses que retomaram estas terras,...
Juiz ordena despejo violento em Machadinho

IMAGE
No último dia 27 de maio, mais de 30 famílias foram despejadas do acampamento Cajueiro 1, localizado na fazenda Paredão, na RO-257, em Machadinho D’Oeste. Participaram da ação vergonhosa policiais da PM, GOE, do serviço de inteligência, da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, fortemente armados, em várias viaturas e até num helicóptero. Os policiais obrigaram todos...
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «