Lula quer vender a Amazônia para os gringos

Escrito por Resistência Camponesa
Publicado em 17/05/2008
Categoria: Edição nº 16
Em 2007 a gerência FMI/PT/Lula, através da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva iniciou o processo de venda da FLONA (Floresta Nacional) do Jamari em Rondônia. A área tem mais de 220 mil hectares de extensão, localizada a 110 km de Porto Velho, atinge os municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari.

Logo de início, 90 mil hectares serão entregues à cobiça das grandes empresas nacionais e estrangeiras.

A extensão dessa área equivale ao dobro da cidade de Curitiba/PR, ou 53.333 campos de futebol. É a primeira concessão de floresta de uma série de outras já planejadas.
Mapa Floresta Nacional do JamariMapa Floresta Nacional do JamariAlém da enorme quantidade de madeira e água, o subsolo da floresta é rico em nióbio, estanho, ouro, topázio e outros minerais. Vale dizer que o nióbio é utilizado largamente na indústria aeronáutica e só existe em grandes quantidades aqui no Brasil.

Bush visita o Brasil em 2007 e é abraçado pelo seu gerente Luis Inácio. Com a licitação de florestas o governo pretende entregar grandes extensões do nosso território aos gringosBush visita o Brasil em 2007 e é abraçado pelo seu gerente Luis Inácio. Com a licitação de florestas o governo pretende entregar grandes extensões do nosso território aos gringosO plano do governo é dividir a FLONA em três grandes áreas (17 mil, 33 mil e 46 mil hectares) e usá-la como modelo, concedendo o direito de exploração à grandes empresas com o discurso de que estas preservariam melhor a floresta.Das oito empresas que se inscreveram para entrar na disputa, não há nenhuma das pequenas e médias madeireiras que já atuam na região há vários anos.

A licitação foi suspensa no dia 14 de março por decisão da desembargadora Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal até que se obtenha autorização do Congresso Nacional para conceder a área. No entendimento da desembargadora, as concessões florestais equivalem à concessão de terras públicas. E, para este caso, a Constituição determina que toda transferência de domínio acima de 2.500 hectares seja autorizada pelo parlamento.

O senador Pedro Simon (PMDB/RS) declarou que a proposta que trata a concessão de florestas públicas, transformada na Lei 11.284 em março de 2006, "foi no mínimo, uma das mais discutíveis que já transitaram no Congresso Nacional, além de ter sido aprovada sem o necessário aprofundamento do debate."

Pelos próximos 60 anos os gringos poderão explorar e sugar livremente todas as riquezas naturais, encher os bolsos de dinheiro e depois deixar só o buraco, aumentando ainda mais a miséria e a pobreza do país.

Somente uma grande mobilização nacional poderá impedir que a floresta seja entregue a grandes consórcios e empresas que embora tenham nome e representantes no Brasil, possuem capitais de potências estrangeiras.

Os imperialistas ianques, japoneses e europeus, invadem e destroem países como fazem no Iraque, devastaram e saquearam o continente africano, agora vão proteger nossas florestas?

Seria o mesmo que colocar as raposas para tomar conta do galinheiro.
   

Matérias da edição nº 20:

Editorial: O Brasil precisa é de uma grande Revolução

IMAGE
Passados seis meses de seu segundo mandato, Dilma/Lula/PT estão vendo cair por terra as máscaras que usaram para enganar o povo há mais de 20 anos. Fizeram tudo que disseram que não fariam: cortaram direitos trabalhistas como pensão, seguro desemprego e aposentadoria, reduziram o orçamento de educação e saúde. E como resultado, aprofundou a grave crise política e...
Companheiro Paulo Justino: presente na luta!

IMAGE
No dia 1º de maio, no distrito de Rio Pardo, mais um camponês foi covardemente assassinado. Paulo Justino Pereira era presidente de uma associação que lutava pelos direitos dos camponeses da região, principalmente terra para mais de 250 famílias despejadas há dois anos. Esta foi a principal reivindicação que ele apresentou numa reunião com Gercino José, o Ouvidor...
Camponeses fecham a BR e apontam necessidade de uma grande Revolução

IMAGE
Na madrugada do dia 9 de abril camponeses de diversas áreas organizados pela LCP fecharam a BR-364 em Jaru. O protesto foi contra os aumentos e medidas anti-povo decretados desde o início do ano pelo governo Dilma/PT e também exigiu regularização das áreas, energia elétrica, estradas e escolas. A manifestação também lembrou o dia 9 de abril como dia dos heróis do...
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO

IMAGE
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO Ari, Alcindo, Enio, Ercílio, José Marcondes, Nelci, Odilon, Maria Bonita, Oliveira, Jesus, Darli   1995 Honra e glória aos heróis do povo brasileiro!
Todos à celebração do 9 de agosto!

IMAGE
No dia 9 de agosto de 2015 completam-se 20 anos da heroica Batalha de Santa Elina, em Corumbiara. Nesse ano também se completam 5 anos da sua retomada e conquista. Depois de muita luta, hoje essas terras se encontram divididas em pequenos lotes onde centenas de famílias tiram seu sustento e movimentam o comércio da região. A LCP e os camponeses que retomaram estas terras,...
Juiz ordena despejo violento em Machadinho

IMAGE
No último dia 27 de maio, mais de 30 famílias foram despejadas do acampamento Cajueiro 1, localizado na fazenda Paredão, na RO-257, em Machadinho D’Oeste. Participaram da ação vergonhosa policiais da PM, GOE, do serviço de inteligência, da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, fortemente armados, em várias viaturas e até num helicóptero. Os policiais obrigaram todos...
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «