Cartas

Escrito por Resistência Camponesa
Publicado em 12/03/2010
Categoria: Edição nº 18

Leia, divulgue e defenda o  jornalLeia, divulgue e defenda o jornalLutamos por nossa terra

Sou do Acampamento Raio do Sol. Quando chegamos aqui não tinha nada, só capoeira. Hoje temos lavoura de café, arroz, feijão, milho e vários tipos de frutas. Criamos galinha, porco e gado. Construímos um barracão que serve como igreja e escola para jovens e adultos.

O que mais me revolta é quando teve despejo. Os policiais vieram e destruiram tudo. Queimaram nossas casas e nossas plantações. Além disso, eles nos trataram como bandidos e vagabundos. Somente indo em um acampamento para vocês verem o sofrimento do povo e suas mãos calejadas.

Vagabundos e bandidos vamos virar é se formos morar na cidade. Sem qualificação, quem é que vai nos dar trabalho? Por isso, lutamos por nossa terra! Somente assim teremos o pão e saciaremos nossa fome!

Verônica, Raio do Sol – Ariquemes/RO



Não estamos sozinhos

Queria agradecer aos companheiros do MEPR da UNIR de Porto Velho e que possamos sempre contar com eles. Recentemente tive problemas de saúde e pude contar com o companheiro Danilo, seus pais e irmãos, pessoas muito bacanas que nos deram todo apoio, o Reinaldo e o Vilmar. Tudo é mais difícil para quem vem do interior, sem condições financeiras, não conhece a capital direito, tudo é longe... Aprontaram a casa deles para ficarmos. Chegamos e as consultas e exames já estavam todos bem encaminhados. O médico que me atendeu no hospital é professor de um deles, considero um dos melhores médicos, como a muito tempo não via. Ficamos 4 dias almoçando na UNIR por conta dos companheiros.

Ficaram até de arrecadar a passagem de ônibus de volta, mas não precisou. Também contei com o apoio de um companheiro da LCP que me acompanhou todo o tempo.

Às vezes pensamos que estamos aqui abandonados. Estamos abandonados sim pela burguesia e seus governantes. Mas na luta camponesa não estamos sozinhos. Às vezes não vemos os companheiros, mas eles estão acompanhando nosso sofrimento. E eles também sofrem com oportunistas no meio deles. Temos que unir forças para a luta seguir adiante. Só temos que agradecer a bondade e atenção que tiveram, mesmo sem nos conhecer. Queria deixar um abraço a todo este pessoal que nos apoiou de forma tão especial.

Seu João, Raio do Sol – Ariquemes/RO


Celebração dos 14 anos da heróica resistência camponesa de Corumbiara em agosto de 2009 - Palmares D'Oeste. O CODEVISE - Comite de Defesa das vítimas de Santa Elina se prepara para retomar a fazenda em 2010.


Pichação nos muros de Porto Velho após assassinato dos camponeses Élcio e Gilson.Pichação nos muros de Porto Velho após assassinato dos camponeses Élcio e Gilson.

   

Matérias da edição nº 20:

Editorial: O Brasil precisa é de uma grande Revolução

IMAGE
Passados seis meses de seu segundo mandato, Dilma/Lula/PT estão vendo cair por terra as máscaras que usaram para enganar o povo há mais de 20 anos. Fizeram tudo que disseram que não fariam: cortaram direitos trabalhistas como pensão, seguro desemprego e aposentadoria, reduziram o orçamento de educação e saúde. E como resultado, aprofundou a grave crise política e...
Companheiro Paulo Justino: presente na luta!

IMAGE
No dia 1º de maio, no distrito de Rio Pardo, mais um camponês foi covardemente assassinado. Paulo Justino Pereira era presidente de uma associação que lutava pelos direitos dos camponeses da região, principalmente terra para mais de 250 famílias despejadas há dois anos. Esta foi a principal reivindicação que ele apresentou numa reunião com Gercino José, o Ouvidor...
Camponeses fecham a BR e apontam necessidade de uma grande Revolução

IMAGE
Na madrugada do dia 9 de abril camponeses de diversas áreas organizados pela LCP fecharam a BR-364 em Jaru. O protesto foi contra os aumentos e medidas anti-povo decretados desde o início do ano pelo governo Dilma/PT e também exigiu regularização das áreas, energia elétrica, estradas e escolas. A manifestação também lembrou o dia 9 de abril como dia dos heróis do...
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO

IMAGE
9 de Abril: DIA DOS HERÓIS DO POVO BRASILEIRO Ari, Alcindo, Enio, Ercílio, José Marcondes, Nelci, Odilon, Maria Bonita, Oliveira, Jesus, Darli   1995 Honra e glória aos heróis do povo brasileiro!
Todos à celebração do 9 de agosto!

IMAGE
No dia 9 de agosto de 2015 completam-se 20 anos da heroica Batalha de Santa Elina, em Corumbiara. Nesse ano também se completam 5 anos da sua retomada e conquista. Depois de muita luta, hoje essas terras se encontram divididas em pequenos lotes onde centenas de famílias tiram seu sustento e movimentam o comércio da região. A LCP e os camponeses que retomaram estas terras,...
Juiz ordena despejo violento em Machadinho

IMAGE
No último dia 27 de maio, mais de 30 famílias foram despejadas do acampamento Cajueiro 1, localizado na fazenda Paredão, na RO-257, em Machadinho D’Oeste. Participaram da ação vergonhosa policiais da PM, GOE, do serviço de inteligência, da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, fortemente armados, em várias viaturas e até num helicóptero. Os policiais obrigaram todos...
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «