Só com união e luta conseguiremos estradas e pontes de qualidade

Escrito por Comissão de moradores
Publicado em 04/06/2014
Categoria: Notícias

No dia 10 de maio de 2014 reunimos professores e mães e pais de alunos do Canaã, Raio do Sol e Renato Nathan. Decidimos ir em Ariquemes no dia 22 levar a lista de crianças para montarmos uma turma de 1º ao 5º ano dentro de nossas áreas. Resolvemos aproveitar e lutar por estrada e pontes: há 3 anos a prefeitura só faz tapa-buraco, várias comissões já reuniram com prefeito e secretário de obras, as crianças perdem aula, os escolares vivem estragando. As máquinas já estão na C-18, mas ninguém pode garantir que eles não farão só tapa-buraco como nos outros anos. Tapa-buraco não adianta, queremos estradas e pontes bem feitas!

Na 5ª feira (dia 22 de maio), 27 pessoas, incluindo um morador da C-19, foram até Ariquemes. Depois da cara feia de muitos funcionários da câmara e da prefeitura, depois de enrolação e mentiras, conseguimos reunir rapidamente com o prefeito Lourival Amorim. Todos camponeses se apertaram para participar da reunião, colocamos nossa pauta de reivindicações, a maioria dos companheiros falou. O prefeito fez as seguintes promessas:

- as máquinas estarão 2ª feira (dia 26 de maio) arrumando a entrada da Escola Mafalda Rodrigues

- depois as máquinas farão um tapa-buraco nos trechos mais críticos de nossas áreas

- o serviço bem feito sairá este ano, mas o prefeito disse que tem que esperar a liberação de uma emenda de 100 mil reais, pois se começar o serviço antes, perde este recurso. O prefeito prometeu arrumar nossas estradas mesmo se esta verba não vier.

Pedimos e insistimos pra ele colocar estas promessas no papel e assinar. Ele se negou, disse que sua palavra vale mais que sua assinatura. Alguém acredita na palavra do prefeito? Nós não acreditamos mais!

Avisamos pra ele: se o senhor não cumprir, nós fecharemos Ariquemes. Ao final, fizemos uma avaliação entre nós e decidimos:

- se dia 26 as máquinas não entrarem para arrumar nossas estradas, na 5ª feira (dia 29) fecharemos Ariquemes! Vamos de moto, carro ou nos escolares da manhã.

Camponeses do Canaã, Raio do Sol, Renato Nathan e áreas vizinhas, professores e funcionários da Escola Mafalda Rodrigues, todos estão convocados para somarem-se nesta luta. O importante é todos participarem. O tempo que perdemos lutando juntos é menor do que perdemos lutando isolados ou atolados na estrada.

Na reunião com o prefeito nós dissemos que aquela comissão pequena estava representando mais de 200 famílias. Se no dia 29 formos só uma meia-dúzia estaremos fazendo como eles: só prometendo. É hora de agirmos!

Olho vivo! O mais provável é que as máquinas venham e façam tapa-buraco, mas não podemos deixar passar este ano sem arrumarem a estrada e pontes direito. O prefeito disse para esperarmos. Nós dizemos para nos prepararmos para esta luta.

Atenção companheiros, olho vivo com os gerentes de plantão: queriam reunir só com 4 ou 5, elogiaram alguns companheiros que falaram mais, disseram que tínhamos que ter solicitado a estrada antes, terminam a reunião num clima de descontração, mentiram que o prefeito não estava na cidade, mentiram que doaram do próprio bolso R$100 para nosso almoço, fizeram intriga com o diretor da Mafalda. Tudo isto é estratégia deles para nos desunir e acabar com nossa decisão de lutar. Eles são mestres em enganação. Não tenhamos ilusão.

O prefeito tentou achar quem estava por trás de nossa luta. Esta é uma grande vantagem nossa, com muito orgulho, não somos ligados a este partido eleitoreiro ou aquele candidato, somos camponeses trabalhadores que ajudam a abastecer Jaru, Ariquemes e outras cidades. Somos as famílias que tomaram as fazendas, cortaram por conta, resistiram a despejo, expulsaram lideranças corruptas. Somos aqueles que ocuparam o Incra e a Eletrobrás ano passado e que fecharam a BR em 2012. Deixamos isto claro pro senhor prefeito.

Sozinho nenhum de nós vale nada, confiando em politiqueiros não conseguimos nada!

Só com união, organização e luta conquistamos nossos direitos!

Comissão de moradores das áreas Canaã, Raio do Sol, Renato Nathan e C-19

   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «