1º de maio classista e combativo é celebrado levantando a bandeira da Revolução Agrária!

Escrito por LCP do Nordeste
Publicado em 20/05/2015
Categoria: Notícias

No dia 02 de maio, em Lagoa dos Gatos (agreste Pernambucano) cerca de 150 camponeses celebraram nas ruas o 1º de maio levantando a bandeira da Revolução da Agrária. 

Participaram famílias das vilas de Lagoa dos Patos, Riachão de Fora, Peri-Peri e da área revolucionária José Ricardo. Camponeses de Messias (Alagoas) também participaram anunciando as boas novas do corte popular que está sendo realizado na nova área tomada em Messias e prometendo resistência contra o mandato de reintegração de posse emitido para a área revolucionária Renato Nathan. De Recife e Maceió estiveram presentes apoiadores da Frente Independente Popular (Coletivo Aurora, Bagaço, D.A. de História e Pedagogia da UFPE, MEPR, MFP) denunciando as prisões políticas do governo fascista da Dilma, como é o caso de Igor Mendes, estudante da UERJ preso em Bangu, no Rio de Janeiro.

No início do ato, os jovens da área revolucionária José Ricardo realizaram uma peça em frente à Igreja, homenageando os mártires de Chicago e encenando a trajetória de vida de Cleomar Rodrigues, liderança da Liga dos Camponeses Pobres do Norte Minas, que tombou na luta e é exemplo de abnegação e heroísmo para o povo. Em seguida, os camponeses percorreram as ruas, entoando músicas e palavras de ordem, vendendo o novo número do Jornal Resistência Camponesa, fazendo intervenções e panfletando para os feirantes e moradores, denunciando o caráter antipovo do Governo Dilma Rousseff (PT) e sua falida reforma agrária, exigindo a desapropriação da Fazenda Riachão de Dentro e levantando outras reivindicações do munícipio, como a desapropriação da Fazenda Peri-Peri e a recuperação imediata da estrada que liga Lagoa dos Gatos a Cupira.

Todo o trajeto foi marcado por animação e combatividade, afirmando que o único caminho capaz de realmente mudar a vida dos camponeses pobres é a luta organizada, independente dos partidos eleitoreiros, tomando e cortando todas as terras do latifúndio e construindo uma Nova Democracia em nosso país. 

Liga dos Camponeses Pobres - Nordeste

   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «