Mais ataques de pistoleiros contra camponeses no Vale do Jamari

Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
Publicado em 23/12/2015
Categoria: Notícias
A sede da LCP recebeu denúncia de um morador da Área 10 de maio, na linha C36, no município de Monte Negro, de mais um ataque de pistoleiros, desta vez contra vizinhos da área. A ação criminosa aconteceu num final de semana há aproximadamente 40 dias, na cachoeira Formosa, no rio Candeias, nos fundos da Área 10 de maio. Cerca de 6 camponeses estavam pescando quando foram atacados por vários homens encapuzados e armados com armas curtas e longas.
 
Os pistoleiros roubaram as tralhas de pesca e outros objetos pessoais dos trabalhadores, humilharam-nos com chingamentos de vagabundos e bandidos e os expulsaram dizendo que ali não era lugar para eles. Os pistoleiros ainda deram vários tiros de ameaça. Os camponeses atacados são acostumados a frequentar a cachoeira, mas até então nunca tinham sofrido qualquer violência deste tipo. Eles reconheceram alguns dos encapuzados como sendo pistoleiros comandados pelo latifundiário Piana, dono de uma fazenda vizinha.
 
Camponeses da região suspeitam que estes pistoleiros têm promovido ataques covardes na Área 10 de maio, como agressões e destruição contra uma família em setembro último e o desaparecimento do camponês Valdecy Padilha no dia 11 de novembro, conforme denunciamos amplamente (http://www.resistenciacamponesa.com/noticias/766-urgente-lutar-para-impedir-mais-um-despejo-de-camponeses-na-regiao-de-buritis e http://www.resistenciacamponesa.com/noticias/774-mais-crimes-do-latifundio-no-vale-do-jamari-lideres-assassinados-e-campones-desaparecido).
 
Os camponeses tiveram a informação de que Piana vendeu a fazenda para o latifundiário Ageu, recentemente, mas após os ataques relatados acima.
 
Basta de ataques de pistoleiros e policiais a mando de latifundiários contra camponeses!
O camponês quer terra, não repressão!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Morte ao latifúndio! Viva a Revolução Agrária!
   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «