Viva os 5 meses da retomada das terras para os camponeses!

Escrito por LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia
Publicado em 20/06/2016
Categoria: Notícias

No dia 13 de junho as famílias camponesas guiadas pelo Comitê de Defesa da Revolução Agrária – CDRA comemoram 5 meses da retomada das terras do latifúndio Pedras de São João, onde o companheiro Cleomar Rodrigues foi covarde e brutalmente assassinado por pistoleiros e policiais a mando dos latifundiários!

Nós, da Liga dos Camponeses Pobres saudamos e declaramos total apoio às famílias camponesas  uma vez mais, em honra do sangue do nosso companheiro  Cleomar, derramado em 22 de Outubro de 2014!

Saudamos a decisão de nomear o a comunidade como Área Revolucionária Cleomar Rodrigues de Almeida!

Saudamos o CDRA pelo Corte Popular e entrega das parcelas de terras para quem nela vive e trabalha! Saudamos as famílias camponesas pela firmeza e exemplar organização:

Por manter o serviço de guarda 24 horas, a cancela aberta aos camponeses e amigos do povo e trancada aos traidores e inimigos do povo!

Por não se intimidar diante da presença do latifúndio e seus serviçais, da polícia, IEF e nem diante das mentiras e ameaças!

Saudamos por confiar e levantar com orgulho e decisão a bandeira vermelha da Liga e sustentá-la flamejante na entrada da Área!

Por preparar e plantar as roças em janeiro mesmo debaixo de chuva e sem os barracos estarem prontos: valeu companheiros e companheiras!! Mesmo que o sol comeu, vocês deram provas de que não estão pra brincadeira, mas pra trabalho e luta! Saudamos os bombeiros do povo, as trabalhadoras e trabalhadores incansáveis da área que construíram coletivamente: os barracos, o estacionamento, a horta, a cozinha, o barracão da assembléia, os banheiros públicos, as estradas e agora estão construindo as casas!

Saudamos por construir mais uma vila, à exemplo da vitoriosa e persistente Vila Unidos com Deus Venceremos! Por estarem construindo e vivendo baseado no respeito, solidariedade e companheirismo, onde todos se apoiam!

Este ano completou-se 9 anos que as famílias  sob a direção do companheiro Cleomar tomaram estas terras, sob a promessa do INCRA de desapropriação! Na época, todos os trâmites legais foram cumpridos, mas graças à uma manobra do latifúndio em conluio com o INCRA, o processo retrocedeu vergonhosamente. O companheiro Cleomar foi diversas vezes, com comissões de camponeses, cobrar do superintende do órgão para que se legalizasse a situação da área mas em todos estes anos o que se viu, foram mentiras e enrolação por parte do velho Estado!

Abaixo este podre sistema político, seus partidos e a farsa eleitoral!

Estes têm sido anos de muitas lutas, sacrifícios e conquistas! Conquistas que as famílias alcançaram fruto do próprio esforço e seus apoiadores e que não foram dadas por ninguém, por nenhum governo, porque nem o PT/Lula/Dilma fizeram a Reforma Agrária e nenhum desses governos e partidos eleitoreiros que servem ao velho Estado burguês latifundiário à serviço do imperialismo jamais farão.

Vejam bem o absurdo que é o que chamam de “justiça” brasileira: Marcos Gusmão e Marcos Aurélio participantes do assassinato do companheiro Cleomar foram soltos, outros executores jamais foram presos e os mandantes sequer foram indiciados!  O companheiro Osmar, presidente da Associação e irmão do companheiro Cleomar sofreu um atentado 5 dias depois da retomada das terras e quase foi morto, nada se investigou de fato sobre porque e quem mandou atacá-lo!

Esta justiça dos latifundiários, é a mesma que criminaliza tudo que os camponeses fazem: pescar, produzir e viver é considerado crime para esta justiça e seus órgãos ambientais que nos perseguem. Enquanto isso, entregam o país de bandeja para as mineradoras destruírem tudo, como aconteceu em Mariana/MG, empreiteiras com suas Usinas e obras inacabadas da copa e olimpíadas e para os latifundiários do agronegócio desmatarem tudo enquanto nadam no dinheiro!

Mais do que nunca é necessário uma Revolução no Brasil! Só a Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao Socialismo garantirá os direitos do povo, a independência nacional e uma verdadeira e nova democracia! Processo que será desencadeado com a Revolução Agrária entregando todas as terras do latifúndio aos camponeses pobres sem terra ou com pouca terra.

Ao povo de Maria da Cruz, Januária, São Francisco e região, agradecemos e conclamamos ao apoio às famílias camponesas da Área Revolucionária Cleomar Rodrigues na luta por pão, terra, água, justiça e Nova Democracia!

Não votar! Viva a Revolução Agrária!

LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia

   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «