Camponeses celebram 21 anos da heroica resistência de Corumbiara

Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
Publicado em 11/08/2016
Categoria: Notícias
No dia 9 de agosto camponeses organizados pela LCP- Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental realizaram a celebração dos 21 anos da heroica resistência camponesa de Corumbiara. As atividades aconteceram em Palmares D' Oeste e iniciaram às 09h15min da manhã.

Participaram cerca de 80 camponeses, pequenos comerciantes e apoiadores das áreas Jhone Santos de Oliveira, Raio do Sol, Zé Bentão, Monte Verde, Renato Nathan 1 e 2, região de Jaru e Theobroma.

O ato político foi aberto com o canto “A Internacional”, depois com as intervenções dos companheiros que fizeram parte da mesa. Depois das falas demos inicio a uma singela homenagem aos heróis do povo Brasileiro, particularmente os heróis da Batalha de Santa Elina, encerrando o ato politico com o canto de “Conquistar a terra”.

Várias vítimas, pediram apoio, falaram da luta e da necessidade de avançar o trabalho do CODEVISE – Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina.

Depois do ato politico fizemos uma manifestação pelas ruas da cidade. Os manifestantes empunharam faixas, bandeiras e gritaram palavras de ordem, e relembraram a heroica resistência dos heróis camponeses de Corumbiara. A resistência em Corumbiara foi um dos fatos mais importantes da história recente do Brasil.

Uma das faixas demonstravam apoio aos camponeses do acampamento Enilson Ribeiro em Seringueiras que nesse momento enfrentam ataques combinados do velho Estado, com bandos armados do latifúndio e a mentirosa imprensa-lixo de Rondônia.

Na manifestação também foi cobrando justiça pelo sangue derramado dos camponeses que lutavam por um pedaço de terra. Ao final da manifestação foi chamado os nomes dos heróis do povo ao que todos respondiam: presente na luta!

Viva a heroica resistência camponesa de Corumbiara!

Viva os heróis da batalha de Santa Elina!

Conquistar a terra! Destruir o latifúndio!

O povo quer terra, não repressão!

LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental

   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «