Acampamento Boa Vista é exemplo de luta, determinação e produção!

Escrito por Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres
Publicado em 17/11/2016
Categoria: Notícias

CLIQUE AQUI PARA VER O PANFLETO EM PDF

Ao povo de Campina Verde e Ituiutaba

Desde 2010 lutamos pelas terras da Fazenda Boa Vista, em Campina Verde. Depois de uma confusão entre o proprietário, seu filho e um sobrinho advogado, nós levamos a pior e sofremos uma reintegração de posse. Naquela época a área já estava abandonada, todo mundo na região e todos os vizinhos sabiam disso.

O antigo proprietário falava que queria negociar com o Incra, o Incra nos prometia a vistoria. E nós esperamos mais de 2 anos, o prazo que o governo diz que uma área precisa estar desocupada para ser vistoriada. Mas nada foi em frente, apesar das promessas de pelo menos 3 Superintendentes do Incra diferentes (principalmente quando estava às vésperas de eleições).

Em 13 de junho de 2014 nos reorganizamos, entramos na terra e fizemos o corte popular.

No dia 18 de junho de 2014, mais de 71 famílias já estavam cada uma no seu pedaço, com lotes que variavam de 2,5 a 3 alqueires. Nosso mapa leva em conta as exigências do Incra, IEF, e toda essa burocracia que existe para atrapalhar o camponês seja ele pobre, médio ou até grande. Nós fizemos tudo com harmonia, debates, sorteio, ninguém levou vantagem sobre ninguém, uma democracia que faria corar de vergonha os políticos profissionais tão repudiados em nosso país.

E na terra nós trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos!

Fizemos casas, cercas, furamos poços, colocamos energia, criamos animais e plantamos. Tem até criação de peixe!

E TUDO ISSO SEM NENHUM TOSTÃO DO GOVERNO!

Mesmo o antigo proprietário, que abandonou de vez a área, não opôs, nesse tempo todo, nenhuma resistência, e afirmou para vários interlocutores que o que lhe cabia era negociar com o governo.

Governo que nesse tempo todo só prometeu, bando de mentirosos! Nenhuma vistoria, nenhuma negociação com proprietário, nada. E o boato agora é que vai vir uma nova reintegração de posse.

OS QUE NADA FAZEM QUEREM DESTRUIR O VERDADEIRO PARAÍSO DOS QUE TRABALHAM (claro, se comparando com camponeses que aguardam em beira de estrada, camponeses assassinados, camponeses nas colheitas do café e da cana, ou camponeses escravizados e terceirizados nas cidades)! Não vamos aceitar! Vamos lutar!

E convocamos todo o povo da região a nos apoiar. A nossa vitória é a vitória do camponês trabalhador. A nossa terra, trabalhada e produtiva, é prova do que o camponês pode e é capaz. A nossa terra trabalhada desmoraliza essa campanha mentirosa do monopólio da imprensa de que os sem terra (como insistem em nos chamar) são vagabundos, que passam a vida esperando uma migalha do governo. Isso é uma grande mentira!

Somos camponeses brasileiros honrados, trabalhadores e honestos. Nos visitem! Façam seu próprio juízo! Não façam como o juiz que fechado em um gabinete em Belo Horizonte ameaça destruir o trabalho dos que provam que o Brasil pode dar certo.

Vamos ficar na terra! Vamos lutar! E contamos com nossas cidades para nos apoiar!

Viva Área Boa Vista!

Abaixo a reintegração de posse!

Terra para quem nela vive e trabalha muito!

   

Notícias relacionadas « » leia também:

Sem notícias relacionadas para exibir nessa página.


   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «