Companheiro José Alves, presente na luta!

Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
Publicado em 25/10/2017
Categoria: Notícias

Jose e EroniJose e EroniNo dia 25 de agosto passado, faleceu o companheiro José Alves de Sá Filho. Ele e toda sua família foram pioneiros de Jaru e apoiadores da luta pela terra. Seu José tinha 74 anos e morreu após uma cirurgia para tratar uma fratura na perna. Recentemente, ele tinha passado por duas grandes perdas: no dia 05 de julho de 2016 sua esposa Eroni Martins de Sá faleceu, aos 72 anos, devido a um câncer no esôfago. E no início de agosto de 2017 sua filha Edna morreu devido a problemas cardíacos. Ela estava esperando por uma cirurgia do coração pelo falido SUS. Seu José não pôde participar do velório e do enterro da filha, porque infortunadamente estava internado devido à fratura na perna.

Seu José nasceu em Nova Aurora, no estado de São Paulo. Foi com o pai para Campina da Lagoa, no Paraná, em busca de trabalho. Seu pai foi trabalhar na área rural e seu José com carroceria de veículos. Foi nesse período que ele conheceu a D. Eroni, natural daquela cidade, de uma família camponesa. Casaram-se lá, tiveram 5 filhos e mais uma adotivo. Dois morreram com menos de 1 ano, vítimas de pneumonia.

Há 43 anos, a família mudou-se para Rondônia em busca de melhores condições de vida. Moraram um ano em Ji Paraná e em seguida estabeleceram-se em Jaru, no setor 8. No local, só haviam chácaras, Seu José e D. Eroni ajudaram outros trabalhadores a desbravar o bairro, a fazer a estrada linha 627 com enxadões, picaretas e traçados. Seu José montou uma fábrica de carrocerias.

Sobre a luta camponesa, Seu José sempre dizia que se fosse mais novo iria enfrentar um acampamento. Sua casa na cidade era um ponto de apoio para camponeses acampados. Participou do 6º congresso da LCP em Jaru e de vários atos, encontros, manifestações e cortes de rodovia. Seu José vivia perguntando quando os camponeses fechariam a rodovia novamente para eles participarem.

A LCP presta homenagem a esta família que apoiou a luta camponesa pela conquista da terra e destruição do latifúndio.

   

Notícias relacionadas « » leia também:

Sem notícias relacionadas para exibir nessa página.


   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «