Nova Cachoeirinha Resiste e afirma: a Fazenda Vera Cruz é Nossa!

Escrito por CDRA e LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia
Publicado em 28/11/2017
Categoria: Notícias

“Nossos inimigos dizem, a luta terminou, mas nós dizemos ela começou” 

Há mais de 50 anos os posseiros de Cachoeirinha resistem pelas terras que foram roubadas pelos latifundiários grileiros e tropas da PM, comandadas pelo maldito coronel Georgino, durante o regime militar fascista.

Hoje mais uma vez reafirmamos nossa decisão de fazer justiça pelo nome e honra de todos os camponeses tombados na luta, presos, humilhados e usurpados mas que NUNCA SERENDERAM!

Na madrugada do dia 20, fomos despejados COVARDEMENTE por mais de 200 policiais, numa verdadeira operação de guerra, apoiados pelo prefeito de nossa cidade [Wilton Leite Madureira/PT] em conluio com o latifundiário Manoel Patrício.

Durante toda a noite jogaram bombas de efeito contra as famílias que resistiram à reintegração de posse. Durante toda a noite e dia 21 fizeram provocações contra a Comunidade Vitória que corajosamente nos apoiou, como vários amigos aqui de Cachoeirinha, muitos, inclusive, foram impedidos pela polícia de se aproximarem da área.

Os cachorros puxa-sacos cumpriram seu papel, cuspindo no prato que comeram, entregando e agredindo companheiros e se aliando a gente rica, pensando em se dar bem, mas se enganam, porque como o bagaço da laranja, logo que não forem mais úteis, serão descartados!

RESISTIMOS à uma força desproporcional e por isso saímos, mas saímos com a cabeça erguida, porque sabemos que tanto a justiça, as polícias e os órgãos deste velho Estado brasileiro que haviam feito um acordo conosco, não servem ao povo e sim aos ricos e poderosos, aos latifundiários, empresários e banqueiros.

Todos estes governos representam o que tem de mais podre e velho em nosso país e serão varridos pela Revolução Democrática, que se inicia com a Revolução Agrária!

Reafirmamos mais uma vez: Todas as terras roubadas dos posseiros de Cachoeirinha serão tomadas de volta! A Fazenda Vera Cruz é Nossa! A luta continua e para a justiça do povo sempre é tempo, porque como diz a música: o risco que corre o pau, corre o machado!

Viva a Heroica Resistência dos Posseiros de Cachoeirinha!

Cleomar vive! Morte ao latifúndio! Viva a Revolução Agrária!

Comitê de Defesa da Revolução Agrária – Nova Cachoeirinha
 

A LCP, Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia manifesta seu total apoio às famílias camponesas da Nova Cachoeirinha em sua afirmação de que retomarão as terras da Fazenda Vera Cruz!

Repudiamos veementemente a ação COVARDE de Reintegração de Posse cometida contra as 70 famílias na madrugada do dia 20 e o dia 21 de novembro em Cachoeirinha (Verdelândia). As famílias que estavam acampadas desde o dia 02 de agosto já estavam produzindo nas terras que antes estavam completamente abandonadas.

Repudiamos e responsabilizamos o governo de Minas Gerais Pimentel/PT por fomentar uma guerra por terras devolutas (do Estado) que foram griladas na década de 60 e que poderiam voltar aos descendentes dos posseiros, se o governador, através da Seda – Secretaria do Estado de Desenvolvimento Agrário – cumprisse o acordo que fez com as famílias camponesas em reunião, no dia 02 de outubro, em Belo Horizonte. O governo deveria entrar judicialmente com Ação Discriminatória para provar que as terras são devolutas e assim estas voltarem aos seus legítimos donos!

Como em nota, o CDRA – Comitê de Defesa da Revolução Agrária - havia denunciado: "dia 21 é a data que ameaçam usar seu aparato de guerra contra trabalhadores, homens, idosos, mulheres e crianças como foi na década de 60, durante o Regime Militar fascista, quando as tropas do famigerado Coronel Georgino invadiram Cachoeirinha e expulsaram os posseiros de suas terras e depois forjaram documentos, usando dos serviços de advogados como Manoel Patrício, que recebeu como pagamento essas mesmas terras onde nos encontramos hoje".

Uma operação de guerra com mais de 200 policiais foi montada pela PM para despejar as famílias. Durante a madrugada várias bombas de efeito moral foram jogadas contra as famílias que resistiram à ação de Reintegração de Posse.

Um trator foi usado na operação e as roças plantadas pelos camponeses foram destruídas. Durante e após a saída da PM pistoleiros circulavam armados tranquilamente provocando as famílias e agora se encontram empoleirados na sede da fazenda e continuam provocando e agredindo os camponeses e os apoiadores.

Várias pessoas da cidade que quiseram se aproximar da área para prestar solidariedade durante o despejo foram impedidas e agredidas pela polícia e pistoleiros. Companheiros da Área Vitória, vizinha do Acampamento,  entraram na área pela mata e ficaram com as famílias até a derradeira hora da saída; muitos levaram alimentos e cantaram juntos as músicas de luta e as consignas da luta pela terra!

Como afirma a recente nota do CDRA: “RESISTIMOS à uma força desproporcional e por isso saímos, mas saímos com a cabeça erguida, porque sabemos que tanto a justiça, as polícias e os órgãos deste velho Estado brasileiro que haviam feito um acordo conosco, não servem ao povo e sim aos ricos e poderosos, aos latifundiários, empresários e banqueiros.

Reafirmamos mais uma vez: Todas as terras roubadas dos posseiros de Cachoeirinha serão tomadas de volta! A Fazenda Vera Cruz é Nossa! A luta continua e para a justiça do povo sempre é tempo, porque como diz o ditado: o risco que corre o pau, corre o machado!”.

No atual momento as famílias se encontram reunidas numa área vizinha que foi cedida por um apoiador e se reorganizam para retomar suas terras!

Convocamos a todos os democratas, honestos e de bem a apoiar concretamente estas famílias com apoio logístico e material. Convocamos a todos que apoiam a luta pela terra a repudiar a ação de despejo e exigir do governo de Estado, do Incra e Ouvidoria Agrária o cumprimento do acordo com as famílias e da Ação Discriminatória para reparar este crime histórico cometido mais uma vez contra os posseiros de Cachoeirinha.

Cleomar Vive! Morte ao latifúndio!

Viva a Revolução Agrária!

Viva a Heroica Resistência dos Posseiros de Cachoeirinha!

Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia

   

Notícias relacionadas « » leia também:

Sem notícias relacionadas para exibir nessa página.


   
     
   
» Todo o conteúdo pode ser copiado e reproduzido desde que citada a fonte «