No dia 24 de maio, faleceu o Sr. José Gaudino dos Santos, o honrado companheiro Lambeu, como todo povo da Área Revolucionária Renato Natan, assim como todos os ativistas da Liga dos Camponeses Pobres Nordeste, o conhecia e o respeitava.
Companheiro Lambeu apresentou-se na luta pela terra no ano de 2014, jamais foi membro de nenhuma coordenação, sob o comando do companheiro Del (em memória) concluiu a tomada de todas as terras da antiga fazenda Lajeiro, foi voluntário na equipe do Corte Popular, membro cativo da Assembleia Popular, contribuinte da luta pela terra, participou ativamente nas resistências camponesas contra desejos nos estados de Alagoas e Pernambuco. Nunca reclamou das dificuldades, mas sempre foi o primeiro a se oferecer pra luta.
Apesar de ser comprometido com a luta e com povo, “muito respeitador e muito servidor” como seus companheiros e amigos lembram, possuía um vício que o acompanhou por toda vida e o destruiu aos poucos, o alcoolismo. Há dois meses, teve várias internações por desnutrição e outras enfermidades causadas pelos anos de consumo exagerado de álcool. A força vital de nosso companheiro Lambeu não deixava mais ele trabalhar nem lutar, mas seus companheiros de luta nunca o abandonaram.
No dia 21 de maio, as famílias camponesas da Área Revolucionária Renato Natan organizaram mutirões de limpeza, higiene pessoal e alimentação na casa do companheiro Lambeu. Ademais, mobilizaram secretarias de Saúde e Assistência Social para acompanhar o caso. Mesmo assim, na manhã do dia 24 de maio a SAMU foi chamada as pressas e a noite tivemos a triste notícia sobre seu falecimento.
Em meio a heroica resistência do campesinato alagoano, contra as forças reacionárias da extrema-direita, combatendo despejos ilegais e outras ameaças contra o povo, o companheiro Lambeu nos deixou um legado; não existe desculpa para não se rebelar pelo que é justo.
Por isso, a comissão regional da Liga dos Camponeses Pobres Nordeste sauda a memoria do companheiro Lambeu, que sempre lutou para cumprir as tarefas que lhes eram confiadas e nunca faltou com nenhum de seus compromissos com a luta. Sem as pessoas simples como companheiro Lambeu, jamais haveria vitória para o povo brasileiro. Porque, “São as massas que fazem a história”.
Saudações eternas companheiro Lambeu!
Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste (LCP-NE),
30 de maio de 2024