30 anos da Batalha de Santa Elina: campanha arrecada recursos para ato político em memória da luta camponesa em Rondônia

Luta camponesa

A realização do ato político exige recursos para transporte, alimentação, alojamento das delegações e outros custos.

Foto histórica das famílias nas terras da Fazenda Santa Elina em Corumbiara (RO), 1995.

Movimentos populares, sobreviventes do conflito, organizações camponesas e apoiadores lançaram no dia 15/07 uma campanha de arrecadação para viabilizar o ato político que marcará os 30 anos da Batalha de Santa Elina, ocorrido em agosto de 1995, em Rondônia. 

A realização do ato político exige recursos para transporte, alimentação, alojamento das delegações e outros custos. De acordo com a organização do ato, a arrecadação é fundamental para garantir a participação massiva de lutadores e lutadoras de diversas regiões de Rondônia e de outros estados, reforçando o compromisso com a memória, a justiça e a organização popular. O link para a arrecadação pode ser acessado abaixo:

Benfeitoria: Evento de 30 anos da Batalha de Santa Elina

A Batalha de Santa Elina foi um dos episódios mais marcantes na luta pela terra em Rondônia. Na ocasião, milhares de famílias impuseram uma implacável resistência contra as hordas da Polícia Militar (PM) e de pistoleiros, que aterrorizavam a região, a serviço do latifúndio local, delimitando o caminho da Revolução Agrária como o único caminho para os pobres do campo conquistarem a terra.  

O evento está sendo construído de forma coletiva e está previsto para agosto de 2025, no município de Corumbiara (RO), local onde ocorreram os conflitos. A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Luta Pela Terra em Rondônia, que atua na articulação de movimentos sociais no estado, e pretende reunir camponeses, indígenas, estudantes, sindicatos, pesquisadores e diversas organizações comprometidas com a luta popular.

O Comitê de Luta pela Terra em Rondônia convoca a todos os democratas e progressistas à apoiarem a ‘vakinha’ clicando, compartilhando e divulgando a página oficial do Comitê no Instagram (@lutapelaterra_rondonia).