AL: Em conluio com a pistolagem, PM invade acampamento Zumbi dos Palmares em Messias e leva 5 camponeses detidos

Luta camponesa

Reproduzimos abaixo matéria publicada no portal de notícias A Nova Democracia em 02 de dezembro de 2024

AL: Em conluio com a pistolagem, PM invade acampamento Zumbi dos Palmares em Messias e leva 5 camponeses detidos

Na tarde desta segunda, 02/12, policiais militares realizaram operação de despejo contra o acampamento Zumbi dos Palmares em Messias e levaram 5 camponeses detidos.

Segundo denúncia do Comitê de Apoio de Messias, os policiais estavam fortemente armados e, além de cobertura da pistolagem, tiveram também auxílio de cinco carros e uma retroescavadeira da Usina Utinga Leão.

No dia de ontem os camponeses vitoriosamente repeliram as investidas contra o acampamento por parte da polícia em conluio com a Usina e com a pistolagem da região. As terras do acampamento foram recém retomadas pelos posseiros.

O fato da polícia contar com apoio de grupos paramilitares e utilizarem uma retroescavadeira da Usina demonstra a vinculação política ilegal entre as partes.

A luta na região tem sido de máxima tensão e os camponeses têm conquistado vitórias importantes, como a desistência da prefeitura de despejar os camponeses da comunidade de Pista Velha, há cerca de duas semanas.

Desde Outubro que os posseiros de Messias lutam contra as ações de terror por parte da Usina, que já deixaram mais de 700 famílias desabrigadas, além de ter destruído a lavoura e o sustento de várias famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + quinze =