Camponeses conquistam o direito de suas crianças estudarem

Luta camponesa

Na área Raio do Sol os camponeses estavam diante de um impasse: foram várias vezes na prefeitura e promotoria de justiça de Ariquemes exigir o transporte escolar para suas crianças ou escola na área e a resposta era sempre negativa. E os pais ainda eram ameaçados pelo Conselho Tutelar como se eles fossem os responsáveis por seus filhos estarem sem estudar.

Um camponês resumiu sabiamente esta situação: “Os filhos do prefeito, do juiz estão estudando, mas eles não estão nem aí pros filhos do pobre. Não colocam escola nem ônibus pra buscar nossas crianças e ainda ameaçam colocar os pais no conselho tutelar. Tudo isto é uma forma de pressionar pra gente sair da terra. Mas não vamos sair.”

Exercendo a autoridade do povo as famílias do Raio do Sol e Canaã fecharam o ônibus escolar dentro da área no dia 19 de fevereiro e disseram que só iriam liberar quando a prefeitura garantisse o direito de estudar das crianças do Raio do Sol. Rapidamente o secretário de obras foi até o local, fez uma vistoria na estrada e decidiu que o ônibus irá até a entrada do Raio do Sol para atender as crianças moradoras de lá.

Mais uma vitória da união, organização e combatividade dos camponeses.