Camponeses conseguem libertar posseiros detidos em Messias, no AL

Luta camponesa

Reproduzimos abaixo matéria de autoria de Enrico Di Gregorio publicada no portal de notícias A Nova Democracia em 04 de dezembro de 2024

Camponeses conseguem libertar posseiros detidos em Messias, no AL


Policiais atuam com pistoleiros da Usina Utinga Leão.

Camponeses do Acampamento Zumbi dos Palmares, em Messias, Alagoas, conseguiram ontem (3/12) libertar os posseiros que foram detidos por policiais militares na segunda-feira.

Os posseiros foram presos arbitrariamente como uma tentativa de intimidação da Polícia Militar (PM). Os policiais tem atuado no município junto de pistoleiros contratados pelo latifúndio.

A prisão ocorreu depois que a PM, depois de três tentativas fracassadas de furar um bloqueio dos campneses, conseguiu invadir o acampamento. Os policiais usaram cinco viaturas da PM, duas viaturas do PELOPES, cinco carros da Usina Utinga Leão (que alega ser dona da terra) e uma retroescavadeira. Nenhum mandado foi apresentado e 5 camponeses foram presos e outros 3 foram detidos.

No dia 3/12,os camponeses fizeram uma vigília em frente ao Fórum de Rio Largo pela soltura dos camponeses do Lajeiro.

O anúncio da libertação dos posseiros detidos foi dado na página comitedeapoio_messias, no Instagram. “Essa corja de reacionários não intimidará os camponeses em luta”, diz uma das publicações.

Os camponeses também denunciam as perguntas injustificadas por parte da Polícia Militar (PM). Em um vídeo, um policial questiona os camponeses do por quê da bandeira da Palestina esta erguida no acampamento.

“Resposta: Internacionalismo, a luta pela conquista das terras pelos povos oprimidos do mundo, camponneses são os palestinos no Brasil. É a mesma luta”, diz a publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =