Camponeses resistem à ataque da PM nas terras onde aconteceu a Batalha de Santa Elina

Segundo informação de apoiador da luta pela terra e morador de Corumbiara, hoje, 19 de agosto de 2020, policiais atacaram camponeses que tomaram há uma semana o latifúndio chamado Fazenda Nossa Senhora, no município de Chupinguaia.

Por volta das 9h30 da manhã, pelo menos três camburões da PM chegaram ao acampamento exigindo, de forma ilegal e arbitrária, a saída dos camponeses e ameaçando as famílias de que “se não saírem hoje mesmo por conta própria serão expulsos à força.”.

Relatos de moradores da Área Revolucionária Zé Bentão e entorno, localizadas próxima a Fazenda Nosssa Senhora, dão conta também de terem ouvido estampidos que poderiam ser disparos de armas de fogo, ainda não confirmados.

Organizados, os camponeses mostraram que estão dispostos a resistir. Desde a chegada da polícia foram ouvidos fogos e relatos afirmam que as viaturas da repressão tiveram de recuar frente a resistência das famílias logo após a primeira investida contra o acampamento.

Poucas horas depois da chegada da polícia, camponeses e apoiadores que vivem no entorno já se reuniram e, em grupo, se dirigiram até a Fazenda Nosssa Senhora para demonstrar solidariedade e se opor ao covarde ataque policial que quer expulsar as famílias das terras ocupadas em plena pandemia.

Atualmente dezenas de famílias se encontram acampadas no latifúndio Nossa Senhora, pais de família e muitas mães com crianças pequenas em busca de um lugar para viver e trabalhar.

Logo na entrada do acampamento pode ser avistada uma grande faixa com a inscrição “Viva os 25 anos da Heróica Resitẽncia dos Camponeses de Corumbiara” rodeada por vários estandartes que exibem as imagens dos camponeses assassinados pela polícia e o latifúndio em 1995.

image_pdfimage_print