No dia 9 de abril de 2012 o companheiro Renato Nathan foi covardemente assassinado pela polícia a mando de latifundiários, em Jacinópolis, região de Buritis (Rondônia). Até hoje os mandantes e executores desse crime não foram punidos ou sequer investigados. Esta data passou a ser considerada pela LCP e outras organizações de luta como o Dia dos Heróis do Povo Brasileiro e por todo país são feitas atividades para celebrar e homenagear os homens e mulheres que dedicaram suas vidas à luta.
São inúmeros heróis do nosso povo, todos foram homenageados na pessoa de 4 deles: os camponeses Valdiro Chagas, Enilson Ribeiro, Renato Nathan e Cleomar Rodrigues, com apresentação de uma pequena biografia, quadros com os rostos deles e disparos de foguete. Representando as crianças e as mulheres da luta, foi lembrada a pequena Vanessa Santos, de apenas 7 anos, assassinada no dia 9 de agosto de 1995 por policiais e pistoleiros no Massacre de Corumbiara, e a companheira Alzira Monteiro, também participante desta luta. O nome de cada um desses heróis foi evocado e respondido por todos os presentes com o grito: Presente na luta!
Valdiro e Enilson eram coordenadores do Acampamento Paulo Justino, no município de Alto Paraíso, onde desde novembro de 2015 mais de 30 famílias lutavam pelas terras da fazenda Santo Antônio, de quase 5000 hectares. O latifundiário Antônio Carlos Faitaroni se diz o dono da área. Ele já cometeu vários crimes contra os camponeses, apoiado pela recém criada Associação de latifundiários do Vale do Jamari. No dia 23 de janeiro de 2016, em Jaru, Valdiro e Enilson foram brutalmente assassinado por pistoleiros a mando do latifúndio.
Foi apresentada uma poesia, entoado canções da luta e palavras de ordem. Vários presentes fizeram intervenções durante o ato, destacando que a principal forma de homenagear os heróis do povo é seguindo a luta pela qual eles deram suas vidas.
Clique aqui para ler o panfleto divulgado pela LCP antes e durante a atividade.