Corumbiara-RO, 10 de novembro de 2008
No dia 07 de novembro as famílias acampadas na fazenda Santa Elina no município de Corumbiara foram atacadas por policiais militares. Os policiais em cinco viaturas invadiram e revistaram barracos causando revolta nas famílias e nos moradores dos sítios vizinhos. Ao todo, três camponeses foram presos, incluindo uma mulher presa por contestar os abusos dos policiais. No mesmo dia, dois deles foram soltos, mas o camponês Valmir de Souza permanece preso em Colorado do Oeste, acusado injustamente de porte de arma.
A polícia deu a desculpa de que teriam recebido uma denúncia sobre a presença de armas no acampamento. Mas não resta dúvida de que tal ação cumpriu o objetivo de preparar terreno para outros ataques às famílias acampadas, tanto é que logo após a operação foram realizados dezenas de disparos contra o acampamento, num claro sinal de coordenação entre as ações da polícia militar e pistoleiros, a mando de latifundiários da região.
Há meses as famílias denunciam ataques de bandos armados da fazenda juntamente com policiais militares a serviço dos latifundiários. A Ouvidoria Agrária e o Incra foram avisados várias vezes, também um grupo de camponeses foi até a polícia federal em Vilhena onde entregaram dezenas de cartuchos deflagrados nos ataques ao acampamento. Nenhuma providência foi tomada pelas autoridades.
Depois de várias denúncias, os bandos armados continuam na sede da fazenda, nenhum pistoleiro ou mesmo o dono da fazenda foi intimado a dar explicações sobre as denúncias, a polícia militar sequer foi ao local a não ser agora, para prender camponeses.
Estes fatos não deixam dúvidas sobre o verdadeiro papel da polícia militar de Rondônia que é o de fiel cão de guarda do latifúndio. Revelam também o caráter e significado das operações “Paz no Campo” da Ouvidoria Agrária, que é paz para os latifundiários e guerra contra os camponeses pobres.
Pelo corte imediato da fazenda Santa Elina!
Indenização a todas as vítimas do massacre de Corumbiara!
CODEVISE – Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina