Nasceu numa família camponesa no interior de Minas Gerais. Sem terra, mudou-se para Belo Horizonte, onde trabalhou como pedreiro, mas sem perder o desejo de ter um pedaço de terra. Sua irmã e cunhado estiveram na batalha de Santa Elina e conquistaram um lote em Palmares, Theobroma. Seguindo o mesmo caminho, tio Zé e a esposa Cláudia mudaram-se com as filhas para Rondônia, em busca de realizar seu sonho.
Viveram no lote da irmã por um tempo, quando souberam de uma nova tomada de terra vizinha. Tio Zé e a esposa Cláudia foram um dos pioneiros do acampamento Raio do Sol, que é exemplo de resistência e produção.
Tio Zé ampliou a família em Rondônia, as filhas Sandra e Cátia casaram-se e deram-lhe dois genros e dois netos.
Em outubro, o companheiro foi para Belo Horizonte buscar tratamento médico junto ao Socorro Popular, mas infelizmente, pouco podia ser feito. Em seus últimos dias de vida, ele pode reencontrar seus pais, que não via há 16 anos, além de vários parentes e amigos conterrâneos.
O trabalho, as palavras, a solidariedade, a alegria de tio Zé são exemplo para nós. Ele permanecerá sempre vivo nos corações e memórias de seus familiares, amigos e companheiros.
Companheiro José, presente na luta!
LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental
Jaru, 21 de novembro de 2014