Defender a posse dos camponeses do Olaria Barra do Mirador!

Luta camponesa

Ao povo de Miravânia, Cônego Marinho, Manga, Montalvânia, Januária e todo o Norte de Minas:

Denunciamos o sinistro plano dos latifundiários, especialmente 3J e Valtinho, para nos expulsar de nossas terras e de nossa cidade. Por meio de uma absurda reintegração de posse, destruir nossa comunidade onde vivemos e produzimos há 19 anos, mesmo nesse solo árido de toá, mas que nunca abandonamos!

QUEREM NOS EXPULSAR E TRANSFORMAR MIRAVÂNIA NUM DESERTO, onde só existam bois do Valtinho e vaqueiros escravos e puxa-sacos! Valter Santana Arantes (dono do Supermercado BH) foi preso ano passado na “operação Lava Jato” por roubar dinheiro público (lavagem de dinheiro) e quer continuar roubando o povo tomando as nossas terras.

Não vamos embora, nascemos aqui, onde trabalharam e viveram nossos avós e pais e não entregaremos nossas terras, nossos lotes parcelados com nossos esforços e apoio da Liga.

VAMOS LUTAR e defender nossas famílias, nossa dignidade, nossa produção, nossos animais e NOSSO DIREITO DE VIVER! Não vamos para as cidades grandes virar mendigos ou alvos para polícia treinar tiro, igual estão fazendo no Rio de Janeiro e em São Paulo!

O Brasil está vivendo uma gravíssima crise econômica, política e moral, com parlamento e governos corruptos e podres. São 27 milhões de desempregados e a primeira medida do governo Bolsonaro foi reduzir o salário mínimo, aprovar um pacote de leis contra o povo e agora tenta empurrar goela abaixo dos brasileiros a maldita reforma da Previdência.

Tudo que este governo e sua tropa de militares, que invadiram todos os postos importantes no velho Estado querem é arrochar a vida do povo retirando direitos dos trabalhadores e criminalizando sua luta por sobrevivência.   

No campo anunciaram uma guerra contra os pequenos e médios, camponeses, quilombolas e os indígenas. O presidente do INCRA agora é um general e já baixou a ordem que não recebe sem terra nem suas organizações, o negócio dele é o agronegócio e as mineradoras assassinas.

Para os latifundiários e os banqueiros, os sanguessugas da nação, entregam tudo: dinheiro, perdão de dívidas, isenção fiscal, regularizam terras griladas, liberam armas e licença ambiental para cometerem todos os tipos de crimes impunemente. Contra o povo que produz e constrói tudo nesse país esse governo ameaça com despejos e todo tipo de perseguição, até plantar roça, pescar, comercializar é considerado crime. O mesmo COPAM (Conselho de Políticas Ambientais) que nos persegue foi quem liberou a ampliação da mineração da Vale terrorista em Brumadinho, que assassinou centenas de pessoas. E acham pouco, querem nos matar de fome.

Expulsar os camponeses da Barra do Mirador é trazer mais miséria para nossa cidade!

No Norte de Minas todo mundo sabe que os municípios estão quebrados graças à essa mesma política de cortes no orçamento de tudo que deveria ser público e a serviço do povo, além de outras mazelas históricas de desvios de verbas e a velha política de favores e privilégios. As estradas, a saúde, a educação e o povo estão abandonados, até os professores eles deixam de pagar, mas tem funcionário do governo que recebe mais de 30 mil (o teto do alto escalão do judiciário é 39 mil reais mensais) e agora querem culpar o povo da esparrela a que o país chegou.

Nós compramos, pagamos honestamente e vendemos nossa produção nos comércios de Miravânia e cidades vizinhas, inclusive produzimos uma das farinhas de mandioca das mais apreciadas. Abastecemos nos postos de combustível, circulamos nas pequenas empresas de transporte e taxistas, geramos renda e produzimos alimentos de qualidade a baixo custo! E os parasitas latifundiários, o que trazem de bom para nossa cidade? Nada, só exploram e oprimem os pequenos!

Convocamos os moradores de Miravânia, Cônego Marinho, Montalvânia, Manga, Januária e região, pequenos e médios proprietários, povo Xakriabá, comerciantes, estudantes e professores, todos os honestos e de bem, todos os democratas a apoiarem a justa luta da Comunidade Olaria Barra do Mirador.

Essa terra é nossa!

Terra para quem nela vive e trabalha!

Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia

Famílias Camponesas do Olaria Barra do Mirador