Encontro de delegados da LCP (congresso)

Nos dias 19 e 20 de julho a cidade de Vale do Anari sediou o 5° Encontro de Delegados da Liga de Camponeses Pobres de Rondônia no qual participaram mais de 120 pessoas de 20 áreas camponesas.

Antes deste Encontro foram realizados estudos, debates e assembleias em todas as áreas como forma de preparação e também para eleger os delegados das áreas.

Encontro de delegados da LCP (congresso)

Na manhã do dia 19, juntamente com os primeiros raios do sol os camponeses organizaram filas e com bandeiras vermelhas, faixas e muitos fogos de artifício iniciaram uma vigorosa manifestação pelas ruas de Anari denunciando a ação criminosa do Ibama na região de Machadinho e Cujubim e a necessidade do povo trabalhador lutar pela defesa da Amazônia.

A população de Anari acompanhou a manifestação mostrando solidariedade, muitas pessoas saiam das casas e lojinhas para ver e quando a manifestação parou diante da rodoviária muita gente se aglomerou para ouvir os camponeses.

Durante os dois dias de Encontro os participantes aprofundaram os estudos e debates das Teses do 5° Congresso. No sábado a noite a organização do Encontro preparou uma atividade cultural com vídeos sobre a luta camponesa em 2008.

No final do Encontro os delegados aprovaram as Teses e as propostas gerais de luta, que são:

1. Unificar todo o movimento camponês para tomar todas as terras do latifúndio;

2. Aprofundar a criação e funcionamento das Assembleias Populares;

3. Realizar grande trabalho de agitação da Revolução Agrária;

4. Lutar pela indenização das vítimas de Corumbiara e pela retomada e corte da fazenda Santa Elina

5. Apoiar a luta dos povos indígenas pela demarcação de suas terras e pelo direito a autodeterminação;

6. Unificar todos os trabalhadores da Amazônia na luta pelos seus direitos.

Outro momento importante do Encontro foi durante a indicação e eleição dos coordenadores da LCP pelos delegados onde muitos camponeses fizeram uso da palavra para manifestar a alegria e também fortalecer a decisão e compromisso com a luta combativa.

O 5° Congresso será realizado nos dias 22 e 23 de agosto no campus da UNIR em Porto Velho. A coordenação da LCP pretende mobilizar cerca de 1000 pessoas entre camponeses, apoiadores e simpatizantes de várias áreas do Estado.