Em Alagoas camponeses protestam contra reintegração de posse

Bloqueio BR 101

Na última terça-feira, 03/06, os camponeses da Área Revolucionária Renato Nathan – Fazenda Lajeiro-Messias/Alagoas receberam a notificação de uma decisão judicial que determina a reintegração de posse da área em favor da usina Utinga Leão.

Em tempo recorde o Juiz Ayrton Tenório como bom representante dos latifundiários, assume o cargo provisoriamente e comete o tremendo absurdo de emitir liminar em favor a Utinga, mesmo reconhecendo que a usina não comprovou ser dona das terras ao afirmar que o ITERAL (instituto responsável pela demarcação das terras do estado) não produziu provas técnicas que revele quais são os verdadeiros limites das terras da usina.

Isto é mais um crime orquestrado contra o povo pobre, como tantos outros na história do Estado de Alagoas e do Brasil. É um crime contra os camponeses do Lajeiro, que pode culminar um massacre. O Juiz Ayrton Tenório já convocou todo o aparato policial do estado, a polícia rodoviária federal, os bombeiros, comunicou, o governo do estado, as prefeituras de murici, rio largo e messias deixando claro que pretende usar de violência para despejar os camponeses.

Diante desta, na sexta-feira, 06/06, os camponeses fecharam a BR 101, por cerca de 4 horas, de maneira combativa entoaram as canções de luta e demonstraram sua decisão em defender o pedaço de chão no qual tem vivido e produzido nos últimos anos. Ao final foi estabelecida uma audiência com o juiz da vara agrária.

Solicitamos de todos os democratas e pessoas honestas que se solidarizem e apreciem esta luta, enviando mensagens para:

Fórum Messias: Fórum Juiz Inocêncio de Figueiredo Lins
E-mail:messias@tj.al.gov.br
Telefone: (82) 3262-1205

Fórum Alagoas: Fórum Agrário
29ª Vara Cível da Capital – Conflitos Agrários
Magistrado Claudemiro Avelino
E-mail:forumagrario@tjal.jus.br
Telefone: (82) 2126-5299; 2126-5250

Ministério do Desenvolvimento Agrário – Ouvidoria Agrária Nacional
Desembargador Gercino José da Silva Filho
E-mail: gercino.filho@mda.gov.br; oan@mda.gov.br
Telefone: (61) 2020-0904

TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA