Nós camponeses do Canaã, Raio do sol e Renato Nathan 2 cansamos de ser enrolados pela prefeitura. Perdemos a conta de quantas vezes reunimos com o prefeito, secretários de obras e vereadores lutando pelas estradas e pontes. Em maio de 2012 o secretário de obras disse que era cedo para reivindicar, pois estrada é feita em dezembro. Em maio deste ano o assessor do prefeito já disse que era tarde, pois nossas áreas não entraram no planejamento da prefeitura.
Tem 3 anos que nossas estradas e pontes não são arrumadas direito. Os alunos perdem muitas aulas, os ônibus escolares vivem quebrando, assim como nossos carros e motos. Sofremos vários acidentes e nas águas temos que carregar sacos de compra nas costas.
Pros latifundiários é diferente, basta um telefonema e as máquinas da prefeitura trabalham até dentro das propriedades.
Somos 200 famílias, ocupamos terras públicas abandonadas em 2003, 2005 e 2012. Seguimos sem a regularização de nossas posses porque o Incra não tem dinheiro. Mas pra copa teve bilhões.
Ano passado vários movimentos e sindicatos rurais inscreveram 20 mil camponeses sem energia em toda Rondônia, inclusive nós. Dilma repassou verba pra menos da metade. Já para as grandes empreiteiras emprestou dinheiro para construírem as usinas que vão gerar energia pra ser usada por empresas estrangeiras.
Assim como todos camponeses e médios proprietários que trabalham e produzem em suas terras, temos direito a estradas e pontes de qualidade. Por isso ocupamos a prefeitura e só sairemos acompanhados de todas as máquinas necessárias para a reforma com qualidade de nossas estradas e pontes.
Se o camponês não planta, a cidade não almoça nem janta!
Comissão de moradores das áreas
Canaã, Raio do Sol e Renato Nathan 2
Observação: nossos contatos estão tentando negociar com o felipão uma partida de futebol da seleção brasileira contra a seleção do canaã, raio do sol e Renato Nathan 2.