1

Famílias do Acampamento Manoel Ribeiro celebram dia das crianças com muita união, animação e organização

Os camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro realizaram uma animada festividade no dia 18 de outubro para celebrar o Dia das Crianças. O clima de alegria, união, organização e companheirismo se destacou durante toda a celebração.

Além da celebração, distribuição de lanche coletivo e brincadeiras que animaram a todos, o evento também prestou importantes homenagens à pequena Vanessa Santos, menina de 7 anos covardemente assassinada pela PM e pistoleiros em 1995 durante a Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara.

A foto de Vanessa dos Santos foi erguida durante a leitura de um texto em homenagem a jovem, do qual destacamos alguns trechos: “Quantas Vanessas o Estado da burguesia e dos latifundiários já assassinou de fome, de frio e de bala? Porque eles matam as Vanessas? Por que eles acham as Vanessas perigosas! Eles mesmos dizem que as crianças são o futuro do Brasil. Mas, quando falam isso pensam apenas nos filhos dos burgueses e latifundiários. Ao tirarem o futuro de Vanessa eles pretendiam tirar o futuro dos camponeses e proletários do Brasil. Mas cometeram outro grave engano. Vanessa caiu na terra e outras Vanessas nasceram. Outras crianças, mulheres. Elas não são o futuro, mas o presente. O presente que, com luta e determinação constrói o futuro deste Brasil sem latifúndio, sem opressão, sem Raupp e sem Antenor Duarte. Um Brasil com muitas Vanessas produzindo em suas terras, felizes e vitoriosas. Vanessa está em todas as crianças camponesas! Vanessa está nas mulheres lutadoras!”

A festividade lotou o barracão da Assembleia Popular com crianças, jovens e adultos. Camponeses das áreas revolucionárias vizinhas ajudaram na arrecadação e preparo dos alimentos e também marcaram presença. Fitas, flores e balões coloridos ornamentaram o espaço, além de um mural com desenhos feitos pelas crianças acampadas e um letreiro festivo com o mote do evento: ‘Viva as crianças do povo!’.

Num evento marcado pela animação e engajamento de todos nas atividades, as mulheres do acampamento cantaram em homenagem às crianças a canção popular “Nunca pare de sonhar”, do Gonzaguinha.

Também em coro, as crianças cantaram a música de luta ‘AEIOU da Realidade’ e, em seguida, cada um explicou o significado de desenhos feitos por eles mesmos com o que eles esperam do acampamento: casas, roças e criações onde viverão com suas famílias.

A exibição de um vídeo prendeu a atenção de todos com imagens dos 2 meses de luta do Acampamento Manoel Ribeiro, do histórico da luta pelas terras da antiga fazenda Santa Elina, da luta camponesa em outras regiões de Rondônia e do país por tomar todas as terras do latifúndio.

Fotos da campanha internacional de solidariedade à luta camponesa em Rondônia também foram exibidas com imagens de manifestações, pronunciamentos e panfletagens no Estados Unidos, México e França.

Em seguida, crianças, jovens e até adultos, organizados de acordo com a faixa etária, participaram de animadas brincadeiras: corrida de velocidade, de um pé só, de saco, com coco na colher, cabo de guerra e pula-corda.

A atividade encerrou-se com a distribuição do farto lanche coletivo: bolinho de arroz, cachorro quente, pipoca, suco, brigadeiro de mandioca e um grande, lindo e delicioso bolo confeitado com as frases ‘Feliz dia das Crianças’ e ‘Acampamento Manoel Ribeiro’. Pacotes com lembranças foram distribuídos para as crianças junto com os balões de festa.