Na semana que marca os 30 anos da heroica batalha camponesa de Santa Elina, o atual gerente de turno do velho Estado brasileiro, Luiz Inácio, cumprirá agenda de algumas horas em solo rondoniense, nesta sexta feira dia 08, para anunciar novas obras e investimentos no estado. Esta é a primeira visita dele desde 2010.
Chama atenção que o mandatário chegue logo na véspera da celebração camponesa, cujas massas aguardam o cumprimento da promessa que fez em 1995. Antes mesmo de assumir seu primeiro mandato, o escolado oportunista prometera às famílias vítimas de Santa Elina a indenização, conforme publicou o Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina, em 2007:
Boletim Informativo do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina – Abril de 2007
Indenização imediata para todas as vítimas de Santa Elina!
Foi no estado de Rondônia que o latifúndio cometeu um dos crimes mais bárbaros de toda a história brasileira contra os camponeses. Foi no dia 9 de agosto de 1995 o que ficou conhecido como Massacre de Corumbiara. Hoje, passados quase 12 anos, nós, famílias de camponeses de Santa Elina, conseguimos nosso pedaço de terra, fruto de nossa resistência heroica e combativa, mas ainda lutamos pela indenização e tratamento médico adequado. Já fomos muito enrolados nessa luta e hoje sabemos que para conseguirmos arrancar nosso direito da justiça temos que fazer uma luta política que atinja todo o Brasil.
O governo Lula/FMI já teve mais de 4 anos para fazer alguma coisa e até hoje nada. Se depender deles, vão nos empurrando com a barriga, fazendo reuniões e negociações com pequenos grupos onde só nos defendem de boca. Temos que gritar bem alto para que todo o país e o mundo não se esqueçam as barbaridades que fizeram contra nós e para que não se esqueçam que somos homens e mulheres dignos, guerreiros, que não se rendem diante das dificuldades.
Não podemos deixar que o senhor Luiz Inácio esqueça a promessa que ele nos fez dias depois do massacre, lá em Corumbiara, quando ainda era candidato. Lula criticou FHC dizendo que o problema agrário não se resolvia no Brasil por falta de vontade e nos prometeu que se fosse eleito nos daria a indenização e cortaria as terras de Santa Elina para nós.

Em visita ao acampamento logo após o massacre o senhor Luiz Inácio, então candidato a presidente, disse que se fosse eleito daria indenização e as terras da fazenda Santa Elina para todas as famílias.
[…]
Em junho de 2006 a Comissão de Justiça e Paz nos apresentou uma proposta do governo Lula: tínhamos que provar que estávamos na fazenda e que fomos vítimas de tortura e tudo mais. Um verdadeiro absurdo! É responsabilidade do governo buscar nas várias listas dos processos e nos laudos médicos e policiais feitos e entregues inúmeras vezes. E o governo ainda propôs indenizar apenas 19 famílias, as que tiveram parentes mortos e outros que ele considera com “lesões graves”. Absurdo ainda maior que não aceitamos.
[…]
Conclamamos a todos os camponeses, trabalhadores das cidades, pequenos comerciantes, professores, estudantes, advogados, intelectuais a apoiarem nossa justa luta, vamos dar um basta a 12 anos de impunidade, humilhação e sofrimento!
Se Lula está correndo das vítimas, as vítimas irão até Lula para cobrar tudo que ele prometeu! Exigir a indenização, o tratamento de saúde, a punição para os culpados, o corte imediato da fazenda Santa Elina e sua distribuição às famílias!