Dia 17 de julho foi emitida a absurda e injusta ordem de reintegração de posse pelo juiz Otávio Almeida Neves da Vara Agrária contra as famílias da comunidade Vitória em Cachoeirinha, onde vivem e trabalham há mais de 13 anos, 30 famílias camponesas.
Decisões como esta tem sido uma prática corriqueira do governo anti-povo e vende-pátria do PT/Dilma, como parte de sua política de criminalização do movimento camponês, de expulsão dos camponeses de suas terras, de favorecimento do latifúndio e entrega das riquezas minerais aos monopólios nacionais e estrangeiros.
Terra para quem nela vive e trabalha!
A resistência camponesa de Cachoeirinha é a mãe de todas as lutas pela terra na região norte mineira
Na década de 80 várias famílias retomaram a luta pelo direito às suas terras que foram roubadas, ocupando e plantando por toda parte. Depois de muita perseguição, em 1983, o estado se comprometeu a desapropriar 17 fazendas, mas nunca cumpriu.
A retomada do latifúndio Ypiranga
Tiveram apoio de companheiros mobilizados de várias partes do país e também na cidade de Cachoeirinha e de toda a região: operários, estudantes, professores, pessoas de bem, entidades. Após muitos anos de luta, em 2009, o Iter – Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais entregou o título da terra para as famílias, num reconhecimento publico da legitimidade do Vitória!
A história de Cachoeirinha e do Brasil comprova que o povo sempre lutou e resistiu bravamente em defesa do direito ao seu pedaço de terra, para viver e trabalhar com dignidade! As famílias do Vitória junto com a Liga reafirmam sua decisão de lutar e defender essas terras.
Viva a heroica resistência do Vitória! As massas camponesas fazendo a história!
Ousar Lutar! Ousar Vencer!
Viva a Revolução Agrária!
Conquistar a terra! Destruir o latifúndio!
Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia
Famílias do Vitória