1

Notícias da Luta Camponesa 01: Leia mais em AND

TO: Indígenas Apinajé realizam protesto para exigir serviço de saúde

29/05/22 – No dia 11 de maio, cerca de 200 indígenas do povo Apinajé, que estão sofrendo de um surto de doenças contagiosas, realizaram uma ocupação exigindo serviço de saúde. O protesto teve início com uma marcha até o Pólo Base Indígena (PBI), que foi ocupado pelo povo Apinajé. O ato aconteceu no município de Tocantinópolis, localizado no norte do Tocantins. Os indígenas exigiam ser atendidos pelo coordenador do Distrito Indígena de Saúde (Dsei), Sebastião De Gois Barros, e permaneceram na ocupação por dois dias, só desocupando a base após arrancar seus direitos reivindicados. (Leia mais)

Povo Apinajé protesta em frente ao Polo de saúde exigindo seus direitos. Foto: União das Aldeias Apinajé

RS: Camponeses em protesto exigem auxílio para suportar a crise

27/05/22 – No dia 4 de maio, cerca de 700 camponeses da região sul do país realizaram um protesto para arrancar do governo um auxílio emergencial para produção de alimentos, direito que há pelo menos quatro meses se arrasta como apenas promessas do velho Estado aos trabalhadores. Os camponeses, durante o protesto, ocuparam as duas entradas do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) no município de Porto Alegre, localizado no estado do Rio Grande do Sul (RS). (Leia mais)

Camponeses se mobilizam para arrancar do governo um auxílio emergencial para produção de alimentos. Foto: Felipe Nabinger

PE: Camponeses posseiros há 40 anos são ameaçados de despejo

24/05/22 – As famílias camponesas do Engenho de Roncadorzinho, localizado em Barreiros na Mata Sul de Pernambuco, que sofreram com o bárbaro assassinato de Jonatas de 9 anos, estão ameaçados de serem despejados em junho deste ano. Elas afirmam que vão resistir em defesa dos mais de 40 anos de história, trabalho e suor plantados nestas terras. (…)

Contudo, os camponeses de Roncadorzinho, apoiados na legitimidade de posse conquistada ao longo de anos de trabalho duro nestas terras, hoje posseiros destas terras, afirmam que defenderam suas posses. As famílias camponesas de Roncadorzinho afirmam a decisão de resistir e lutar pelo direito sagrado à terra. (Leia mais)

Em protesto realizado 04/04, camponeses reivindicam terra. Foto: Vitória Silva

PE: Camponeses da Zona da Mata seguem na luta pela terra após assassinato de criança

20/05/22 – No dia 4 de abril, cerca de 400 camponeses da Zona da Mata Sul de Pernambuco realizaram um protesto exigindo a suspensão do leilão de terras de antigas usinas desativadas – agora local onde vivem milhares de trabalhadores – e justiça pela morte de Jonatas Oliveira, criança de 9 anos assassinada por pistoleiros a mando do latifúndio em fevereiro deste ano. O ato teve início em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguiu em marcha até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo em Recife. (Leia mais)

Em protesto camponeses reivindicam terra. Foto: Vitória Silva

ES: Pescadores bloqueiam trilhos em protesto contra a Vale

19/05/22 – No dia 13 de abril, dezenas de camponeses que trabalham com a pesca atingidos pelo rompimento criminoso da barragem da mineradora monopolista Samarco/Vale/BHP-Billiton, realizaram um protesto exigindo o pagamento imediato das indenizações. Durante o ato, os trabalhadores bloquearam linhas de trem interditando o trecho de Timbuí, em Fundão, região metropolitana de Espírito Santo (ES). (Leia mais)

Camponeses interditam via de trem em protesto contra Vale. Foto: Reprodução

PA: Camponeses do acampamento Quintino Lira ocupam latifúndio e confiscam máquinas

18/05/22 – No dia 12 de abril, famílias camponesas do acampamento Quintino Lira ocuparam a Fazenda Cambará, que incide em terras da União localizadas na Gleba Pau de Remo, no município Santa Luzia, Pará. As famílias confiscaram maquinários em ato de protesto e de denúncia aos ataques promovidos pelo latifúndio como a invasão de terras camponesas com gados, uso dos maquinários contra para destruir a produção, além de ameaças às famílias. Os camponeses exigiam também a criação do assentamento. (Leia mais)

Maquinário usado pelo latifúndio para destruir roças é confiscado por famílias camponesas. Foto: MST

MS: Indígenas e camponeses lutam contra fechamento de cursos na UFGD

17/05/22 – No dia 10 de maio, estudantes e professores da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) organizaram um ato contra o fechamento dos cursos do seu departamento. O risco de fechamento é iminente e o reitor interventor Lino Sanabria disse que “o orçamento é zero” para esses cursos. (…)

A combatividade é apontada pelos estudantes em luta como a única forma de defender o direito de estudar e permanecer na Universidade: “Não serão os reis do agronegócio e os herdeiros das caravelas que derrubarão nosso direito de estudar e permanecer na Universidade”. (Leia mais)

Ato percorre as ruas do entorno da UFGD pelo direito de estudar e aprender. Foto: Banco de Dados AND