1

Notícias da Luta Camponesa 02: Leia mais em AND

MG: Camponeses ocupam terra do latifúndio

02/06/22 – No dia 28 de maio, cerca de 150 famílias camponesas, realizaram a ocupação do latifúndio fazenda Eldorado, localizado no município de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce em Minas Gerais. A vigorosa ocupação ocorre após a terceira maior enchente da história do Rio Doce e em meio à mais profunda crise da história do capitalismo burocrático, levando por isso graves consequências para os camponeses da região. O latifúndio ocupado pelas famílias desabrigadas pela enchente possui área de 718 hectares. (…) (Leia mais)

Camponeses ocupam latifúndio na madrugada de 28/05. Foto: MST

PA: Latifúndio incendeia casas, roças e pertences de famílias camponesas

01/06/22 – No dia 11 de maio, cerca de dez pistoleiros invadiram a comunidade Lote 96 da Gleba Bacajá, em Anapu, no estado do Pará, onde vivem 54 famílias, e incendiaram duas residências de camponeses. Este ataque soma-se a pelo menos quatro outros incêndios criminosos perpetrados pelo latifúndio contra os camponeses nos últimos dois meses.

(…) Em todos os casos acima relatados, não foi constatado que as tentativas de intimidação surtiram o efeito de expulsão. 

A ampla devastação promovida secularmente pelas classes dominantes em sua sanha de exploração, que atinge principalmente os camponeses, tenta conter a resposta das massas em luta. O caminho dos camponeses têm se empenhado na tomada de terras das mãos do latifúndio e na resistência empreendida pelos trabalhadores.

O que se gesta é uma situação explosiva, onde o fogo inimigo só tende a acender chamas incontroláveis pelos mesmos, onde no lugar de devastação, a luta camponesa fará nascer o novo. (Leia mais)

Casas são destruídas por incêndios criminosos promovidos pelo latifúndio. Foto: Reprodução