Notícias da Luta Camponesa 07: Leia mais em AND

Reproduzimos abaixo importantes notícias acerca dos recentes acontecimentos relativos à luta camponesa no país, publicados em www.anovademocracia.com.br

 

BA: Camponeses resistem à reintegração de posse

Publicado em 22 de setembro de 2022, por Gabriel Artur

No dia 15/09 um grande contingente de camponeses fechou dois trechos da BA-001 e resistiram aos ataques da Polícia Militar (PM) utilizando paus, pedras, garrafas de vidro, facões e coquetéis molotov. A combativa manifestação denunciou a decisão judicial que determinou a reintegração de posse em benefício do latifundiário Moacir Andrade. Conhecido na região como “o português”, o latifundiário é denunciado pelas massas populares de ser ladrão de terras da União. Os camponeses ocupam as fazendas Itaquera e Rio dos Frades a cerca de 90 dias e realizaram a manifestação na via expressa que liga as cidades de Trancoso e Caraíva. (Leia mais)

Camponeses exercem a autodefesa e resistem à reintegração de posse. Foto: Reprodução

 

RO: Pistoleiros torturam camponeses e incendeiam galpão com crianças dentro

Publicado em 23 de setembro de 2022, por Gabriel Artur

Na madrugada do dia 18/09, precisamente às 2h da manhã, seis pistoleiros fortemente armados invadiram o acampamento Seringal Belmont, a 3 km da zona urbana de Porto Velho, em Rondônia. Durante a invasão as 48 famílias que residiam no local foram mantidas como reféns e torturadas. Em seguida, os bandidos jogaram óleo diesel e atearam fogo no galpão da comunidade, onde se encontravam rendidos os filhos dos moradores, que conseguiram ser salvos por ação dos camponeses. (Leia mais)

Galpão da comunidade é incendiado por pistoleiros. Foto: Reprodução

 

Inauguração de maior frigorífico do Nordeste intensifica conflitos por terra em Pernambuco

Nota da redação de A Nova Democracia: Reproduzimos matéria do portal Repórter Brasil a respeito da inauguração do maior frigorífico do Nordeste em região de intensa luta pela terra. (Leia mais)

Aproximadamente 1200 famílias de agricultores estão ameaçadas de despejo na região da Mata Sul, que fica no sudeste do estado de Pernambuco (Foto: Acervo CPT NE2)

 

GO: Camponeses ocupam latifúndios e geram alvoroço em grupos da extrema-direita

Publicado em 11 de outubro de 2022, por Gabriel Artur

Ao menos três latifúndios foram ocupados por camponeses pobres em Goiânia dentro de um espaço de três dias. As ocupações foram espontâneas e ocorreram em São João D’Aliança, Maurilândia e Trindade, entre o dia 2 e 4 de outubro. (…)

TOMADAS DE TERRA AUMENTAM POR TODO O BRASIL

Os números propagandeados pelo governo e imprensa do latifúndio são todos eles desmentidos pela realidade. Desde 2017, os dados acerca das ocupações são recolhidos através do Controle de Tensões e Conflitos Agrários (CTCA), um sistema virtual, que coloca a cargo dos latifundiários passar ou não a informação sobre as ocupações.

Dados mais confiáveis dos conflitos agrários de 2021, trazidos à tona pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), expressam que, somente em 2020, o número de famílias em ocupações e retomadas teve um aumento de 558,57%, passando do número estimado de 519 para 3,4 mil famílias. O relatório contabiliza também um aumento de 3,55% das famílias envolvidas nos conflitos.

No artigo Cresce o número de famílias em tomadas de terras por todo o Brasil, o AND afirma que apenas nos quatro primeiros meses de 2022 houve 16 ocupações e retomadas de terra pelo país envolvendo mais de 3,3 mil famílias camponesas, indígenas e quilombolas. Os dados indicam que ao menos 13,7 mil pessoas se lançaram às tomadas e retomadas. Essas aconteceram nos estados da Bahia, Pará, Brasília, Mato Grosso do Sul e São Paulo. (Leia mais)

Ocupação em Maurilândia (GO) provocou alvoroço em grupos bolsonaristas. Foto: Banco de Dados AND
image_pdfimage_print