Notícias da Luta Camponesa 09: Leia mais em AND

Reproduzimos abaixo importantes notícias acerca dos recentes acontecimentos relativos à luta camponesa no país, publicados em www.anovademocracia.com.br

 

Governo Lula garante R$ 2 bilhões em crédito para o latifúndio enquanto alega ‘faltar verba’ para assentar famílias camponesas

Publicado em 19 de abril de 2023, por Gabriel Artur

Governo garante R$ 2 bilhões em crédito para o latifúndio. Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Lula/Alckmin, anunciou a criação de uma linha de crédito em dólar, com taxa fixa de 7,59% ao ano mais variação de câmbio, para financiar a compra de maquinário, estruturas de armazenagem e outros equipamentos utilizados pelo “agronegócio” (latifúndio de novo tipo). O anúncio, realizado em Brasília (DF) no dia 17 de abril, é mais um entre tantos que comprovam a orientação econômica do “novo” governo de encher os bolsos do latifúndio enquanto alega “falta de verbas” para assentar famílias camponesas. (Leia mais)

 

Ministro de Lula criminaliza e compara luta camponesa com invasão bolsonarista ao Congresso

Publicado em 4 de abril de 2023, por Gabriel Artur

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou com o jornalista Claudio Dantas, da Jovem Pan News. Foto: Reprodução

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura do governo Lula/Alckmin, comparou as ocupações de terras por camponeses pobres com a bolsonarada do dia 8 de janeiro. O ministro também defendeu armar os latifundiários para fazer a “primeira defesa” contra as ocupações. As declarações foram dadas em entrevista ao monopólio de imprensa Jovem Pan News no dia 31 de março. (Leia mais)

 

ES: 200 famílias ocupam área da Suzano em Aracruz

Publicado em 18 de abril de 2023, por Gabriel Artur

250 camponeses ocuparam área da Suzano no ES. Foto: MST/Reprodução

Cerca de 200 famílias camponesas ocuparam uma área do monopólio latifundiário Suzano Papel e Celulose LTDA em Aracruz, no norte do Espírito Santo, na madrugada do dia 17 de abril. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denuncia que a fazenda é de propriedade da União e foi grilada pela Aracruz Celulose, empresa adquirida pela Suzano há cinco anos. No mesmo dia, a “Justiça” do Espírito Santo atendeu ao pedido da Suzano de reintegração de posse da terra ocupada. (Leia mais)

 

11 mil camponeses tomam terras em Pernambuco

Publicado em 17 de abril de 2023, por Gabriel Artur

11 mil camponeses tomaram terras em Pernambuco desde o dia 3 de abril. Foto: MST

Em Pernambuco, cerca de 2,8 mil famílias (11.200 camponeses) ocuparam terras nas regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e no Sertão. As ocupações ocorrem desde o início de abril e são parte do Abril Vermelho, uma jornada de luta pela terra organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em memória do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. (Leia mais)

 

PE: 250 camponeses ocupam engenho em Timbaúba

Publicado em 6 de abril de 2023, por Ângelo de Carvalho

Camponeses ocupam terra em Pernambuco. Foto: MST

No dia 3 de abril, em torno de 250 camponeses ocuparam uma região entre os engenhos Cumbe, Juliãozinho e Jussara, no município de Timbaúba, em Pernambuco. As informações são do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A recente tomada ocorreu dentro do acirrado contexto de luta pela terra no país, com aumento das ocupações de terra, por um lado, e da repressão e criminalização, por outro. (…)

Entre os meses de janeiro e fevereiro, ao menos 9,5 mil camponeses se mobilizaram por terra Bahia. As mobilizações contaram com a ocupação no Vale do Jequiriçá, com as diversas tomadas e fechamentos de vias entre os dias 30 de janeiro e 13 de fevereiro e com as ocupações realizadas na Chapada Diamantina.

Além da Bahia, o latifúndio foi estremecido por ocupações em São Paulo e Paraná, durante o chamado “Carnaval Vermelho”, mobilizado pela Frente Nacional de Luta – Campo e Cidade (FNL). (Leia mais)

image_pdfimage_print