Participe da manifestação pelos 30 anos da Heroica Resistência Armada de Santa Elina

Luta camponesa

Em busca do sagrado direito à terra, 600 famílias camponesas tomaram a fazenda Santa Elina em Corumbiara, em julho de 1995.

Companheiros e companheiras,

Há exatos 30 anos, camponeses e camponesas empreenderam nas terras de Santa Elina uma heroica resistência armada para conquistar as terras públicas que deveriam ser dos camponeses.

Essa é a batalha mãe! Graças a esses heróis e heroínas, milhares de camponeses pobres, primeiro como Movimento Camponês Corumbiara (MCC) e depois Liga dos Camponeses Pobres (LCP), conquistaram seu pedaço de terra e transformaram a Revolução Agrária na principal reivindicação do povo brasileiro.

Vamos todos participar do dia 9 de agosto na comemoração desta data histórica junto dos companheiros de Corumbiara, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Theobroma!


Retomada vitoriosa de quase toda a fazenda Santa Elina, por camponeses dirigidos pelo Codevise e a LCP, em 2010.

Nos últimos 30 anos ficou comprovado que deste velho Estado, dessa extrema-direita assassina e desse oportunismo nada podemos esperar a não ser enganação, exploração, opressão, fome e miséria. Passaram 30 anos e o latifúndio continua assassinando camponeses e lideranças, despejando acampamentos, recebendo todo apoio do judiciário e financiamentos públicos. Por outro lado, os camponeses estão com menos ilusões, com mais ódio de classe, experiência e combatividade.


30 anos após a heroica batalha camponeses das Áreas Valdiro Chagas e Gedeon Duque enfrentam bandos armados de policiais e guaxebas, em Machadinho.

Mesmo com milhares de promessas, até hoje as famílias vitimadas pelas torturas e massacres do velho Estado não foram indenizadas mesmo com diversos organismos internacionais reconhecendo os crimes do Estado brasileiro contra os camponeses pobres. E mais: as posses conquistadas com luta de milhares de camponeses pobres de Rondônia até hoje não foram reconhecidas. Por isso, ao homenagear nossos heróis e heroínas e reafirmar nosso juramento, exigimos:

TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!

O POVO QUER TERRA, NÃO REPRESSÃO!

TÍTULO DA TERRA JÁ PARA TODOS OS POBRES DO CAMPO!

INDENIZAÇÃO IMEDIATA, SEM NENHUMA DELONGA JUDICIAL, PARA TODAS AS FAMÍLIAS DE SANTA ELINA!

VIVA A REVOLUÇÃO AGRÁRIA!

Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental – LCP

Comissão Nacional das Ligas dos Camponeses Pobres

Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina – CODEVISE