
No amanhecer do dia 8 de agosto de 2025, na Área Valdiro Chagas, no município de Machadinho do Oeste-RO, onde dezenas de famílias lutam pelas terras da fazenda Jatobá a mais de 10 anos e já vivem e trabalham nela desde 2019, os camponeses foram atacados a tiros por tropas do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar de Rondônia. Exatamente na véspera do dia em que se completam 30 anos da resistência armada dos camponeses de Corumbiara, no que ficou conhecido por Batalha de Santa Elina, e em cujo final, tropas deste mesmo BOPE, reforçadas por dezenas de guaxebas (pistoleiros a soldo dos latifundiários), promoveram mais de 24 horas de terror e selvageria, torturando centenas de camponeses e a chacina de pelo menos 14 destes, dentre os quais duas mulheres, uma adulta e uma menina de 7 anos.
Agora na Área Valdiro Chagas as famílias acordaram surpreendidas com tropas atirando contra as casas e pessoas e com helicóptero realizando voos rasantes e disparando sobre as casas. Assassinaram um camponês e feriram outros. Para se proteger da ação sanguinária da PM, muitas pessoas buscaram refúgio nas matas e ainda estão desaparecidas. Os policiais queimaram e destruíram casas, estruturas de produção de energia elétrica por painéis solares, veículos, etc. Envenenaram poços de água, destruíram roças e mataram animais. A ação arbitrária, covarde e ilegal da PM tinha como objetivo aterrorizar as famílias de uma forma pesada, o que os constantes ataques dos guaxebas não conseguiram.




Há vários meses essas mesmas famílias já vinham sendo atacadas sistematicamente por um conhecido bando de guaxebas, comandados pelo bandido Gesulino e seu capanga Diógenes. E como denunciamos inúmeras vezes esse grupo de pistoleiros vinha agindo impunemente e em várias de suas incursões se deslocavam pelas estradas da região, na própria Área Gedeon e Área Valdiro Chagas, descaradamente escoltados por viaturas da PM.
Todos esses ataques tinham e têm como objetivo expulsar os camponeses, tomar suas posses e aumentar a área dos latifúndios vizinhos. Esse bando armado vinha agindo na região a mando de latifundiários ladrões de terras da União, inclusive de alguns bem conhecidos políticos prefeitos, deputados e senadores ligados ao governador Marcos Rocha.
Ao contrário do que pretendiam, as famílias camponesas não saíram de suas terras e têm resistido bravamente a esses seguidos ataques.
Agora o que faz a PM, após os guaxebas terem atacado várias vezes, ferido pessoas, derrubado parte da mata e destruir roças, é substituir os guaxebas e fazem eles mesmos o trabalho sujo de pistolagem a mando dos latifundiários ladrões de terra. Mas isso não é nenhuma novidade. É o mesmo terrorismo de Estado praticado há décadas, desde os episódios de 9 de agosto de 1995 em Corumbiara e que até hoje seguem atuando da mesma forma. Assim atua essa tropa de covardes e assassinos do BOPE, que a revelia da lei, invade áreas camponesas para assassinar trabalhadores e suas lideranças. Assim foi que assassinaram os companheiros Amaral, Amarildo e Kevin, no dia 13 de agosto de 2021, assassinaram os companheiros Gedeon e Rafael em outubro de 2021, e em janeiro de 2023, torturaram e assassinaram os companheiros Esticado e Mandruvá na área Tiago Campim dos Santos.



Guaxebas do latifúndio
O próprio comandante da PM é expressão maior do que há anos afirmamos. Sem entrar no mérito das inúmeras falcatruas, ameaças e arbitrariedades cometidas dentro da própria corporação por essa figura sinistra, esse elemento coronel Regis Braguin, atual comandante de turno e metido a influencer do tiktok, ascendeu posições na PM buscando se mostrar como o mais fiel capacho do latifúndio e matador a seu serviço. Braguin é um guaxeba de farda perseguidor dos camponeses e que agora expele seus vômitos de mentiras para incriminar os camponeses e acusar a LCP de “organização criminosa”. Nosso crime é lutar pela terra e defender a Revolução Agrária para acabar com todo o latifúndio e entregar a terra para os pobres do campo, os camponeses sem terra ou com pouca terra. Organização criminosa é a que você guaxeba Braguin pertence! De nada adianta nos tachar do que na verdade são vocês; criminosos e terroristas, vocês são matadores de pobres que usam a velha e surrada cantilena repetida mil vezes, a mentirosa estória de confronto, falsificam e plantam “provas”, tudo para justificar os assassinatos, ações covardes e ilegais para tentar ocultar o que verdadeiramente vocês têm sido: guaxebas dos latifundiários ladrões de terra da União!
Esses assassinos covardes a serviço dos latifundiários ladrões de terra da União se enganam pensando que com assassinatos, prisões e repressão vão parar a luta pela terra. Ao contrário disso, todos esses ataques revelam que a luta pela Revolução Agrária tem persistido e avançado cada vez mais. Se os latifundiários, seus bandos armados, e seus próprios guaxebas da PM nos atacam é porque temem o avanço da Revolução Agrária, e a ferocidade com que nos atacam cada vez mais é demonstração de que nossa luta é justa e temos alcançado nossos objetivos de conquistar a terra e destruir o latifúndio, entregando a terra aos camponeses pobres sem terra ou com pouca terra.
Repetimos: enganam-se pensando que seus ataques vão parar a luta pela terra! Enquanto existir essa situação onde um punhado de latifundiários ladrões de terra, privilegiados e parasitas da nação têm a posse da maior parte das terras do País e as dezenas de milhões de camponeses sem quase nada, arruinados e empurrados cada vez mais para miséria, essa luta seguirá e será mais cruenta. Nossa luta é justa, nossa luta percorre séculos, é causa histórica pendente de solução, nossa luta é sagrada! E antes do que esperam, os opressores do povo pagarão caro por todos os crimes cometidos. Mais cedo que tarde serão varridos com o avanço da Revolução Agrária e responderão devidamente por seus crimes contra os pobres. A mão do povo é muito mais poderosa e traz nela a conta de sede de justiça de muitas gerações de milhões e milhões de oprimidos, explorados e humilhados pelos senhores de terra e seus lambe-botas armados até os dentes, fardados ou não!
Morte ao latifúndio!
Viva a Revolução Agrária!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Fora PM guaxeba do latifúndio das Nossas Áreas!
Punição para os assassinos de pobres do campo e da cidade !
Honra e Glória aos heróis e heroínas tombados na luta pela terra!
Viva os 30 anos da heroica resistência camponesa armada de Corumbiara!
Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres
Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental
Goiânia, 9 de agosto de 2025.