Cerca de 100 ativistas da luta pela terra entre camponeses, professores, estudantes e operários celebraram o centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro, no último dia 09/11, na cidade de Montes Claros. O ato político-cultural convocado pela Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) foi antecedido por cinco Escolas Populares nas áreas camponesas que durante o mês de outubro, apresentaram e debateram este extraordinário feito do proletariado russo e internacional.
No dia da celebração, o salão da FETAEMG – Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais ficou repleto de propaganda revolucionária: estandartes com as fotos dos grandes mestres Marx, Engels, Lenin, Stalin, Presidente Mao Tsetung e Presidente Gonzalo; painéis com os heróis do povo brasileiro, painel sobre a GRSO, produzido pelos camponeses, banners com as fotos de Alípio de Freitas, Sula e Jader, Presidentes de Honra da LCP, da grande companheira Sandra Lima e também do inesquecível companheiro Cleomar Rodrigues e faixas com as consignas políticas da luta pela terra e contra a farsa eleitoral estampavam as paredes por todos os lados.
Uma banquinha, montada e enfeitada com muito esmero pelo comitê de Apoio, vendia o último número do Jornal A Nova Democracia, junto com outras publicações!
Na abertura do evento, todos de pé cantaram altivos a “Internacional Comunista”. Estiveram presentes: a LCP – Liga dos Camponeses Pobres, o MFP – Movimento Feminino Popular, a Escola Popular, o MEPR – Movimento Estudantil Popular Revolucionário, a Liga Operária e o Comitê de Apoio à Luta pela terra e o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia.
O clima era de concentração, expectativa e de grande entusiasmo por celebrarmos a continuidade da luta do povo na certeza do triunfo da causa pelo fim da opressão e exploração. Logo após a palestra e as consignas como “Viva os 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro!”, “Honra e Glória ao Heróico Partido Bolchevique e aos Grandes Lenin e Stalin!”, o hino da URSS foi executado solenemente e ouvido atento por todos, criando grande comoção.
As atividades culturais
No encerramento do evento, todos repetiram o Juramento da LCP de seguir lutando pela destruição do latifúndio, junto às imagens do presidente de honra das Ligas de Camponeses Pobres, Alípio de Freitas, e dos Presidentes de Honra da LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, Jader e Sula.
Em uníssono e com fervor, cantando o hino “Conquistar a Terra”, seguida das consignas da luta pela terra e vivas à Revolução Agrária e uma estrondosa salva de palmas e fogos, a celebração dos 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro foi encerrada, semeando nos corações e mentes ainda mais decisão em seguir lutando pelo triunfo da Revolução Democrática ininterrupta ao Socialismo e a serviço da Revolução Proletária Mundial!