No dia 01/09 cerca de 500 indígenas Xakriabá retomaram mais uma parte do seu território. A área retomada é a Fazenda São Judas, composta por 6.000 (seis mil hectares), localizada na comunidade denominada Vargem Grande, região do Vale do Peruaçu, no Município de Itacarambí, Norte de Minas.
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI iniciou os estudos de identificação dessas áreas como parte integrante do Território Xakriabá no ano de 2007. O estudo antropológico de identificação realizado pela FUNAI, bem como o levantamento fundiário das áreas reivindicadas já foram concluídos e comprovam que a área da Fazenda São Judas compõe o Território Xakriabá.
Lideranças afirmam que foram ameaçadas pelo filho do latifundiário que afirmou, na frente da Polícia Militar, que “se os índios não quiserem o acordo e não resolverem o problema, a coisa vai ficar feia” . O Povo Xakriabá afirma que não fará nenhum acordo e que vão resistir no território.
O povo Xakriabá e seus apoiadores temem pelo acirramento do conflito e exigem a publicação imediata do relatório fundiário no Diário Oficial da União e a demarcação de seu território abrangendo os 6.000 (seis mil hectares) da atual Fazenda São Judas.