No dia 23/04, quinta-feira, os camponeses de Lagoa dos Gatos/PE retomaram as terras da fazenda Peri-peri. Mais de cem companheiros com muitas bandeiras e fogos de artifício assustaram os capangas da fazenda, que correram e se esconderam dentro da sede. As mulheres, que no início eram poucas na área, formaram a linha de frente da entrada na fazenda com suas crianças, erguendo bandeiras e enxadas. O clima foi de muita alegria e disposição para o trabalho e a luta!
Os companheiros tinham se retirado para terreno vizinho no princípio do mês, quando o Incra marcou a vistoria da fazenda para o dia 13/04. Nesta ocasião, os companheiros receberam os representantes do Incra e Promotoria Agrária de rostos tampados para protegerem-se de perseguições políticas do latifúndio. Uma companheira foi quem puxou a ação e inclusive as crianças tamparam os rostos. Em clima de muita combatividade os camponeses avisaram ao Incra que não iriam aceitar atrasos nesta vistoria, uma vez que o inverno já está chegando e é tempo de preparar a terra para plantar.
Cumprindo sua palavra, os companheiros, no dia 23, sem sinal da suposta vistoria, retomaram a fazenda para plantar e colher! Levantaram seus barracos com entusiasmo, ergueram a plenária das Assembleias Populares e deram um prazo para o proprietário retirar os bois do pasto, porque irão produzir para alimentar suas famílias. A disposição dos camponeses é grande e não aceitarão perder mais uma vez suas lavouras, fruto de suor e trabalho como aconteceu no despejo do ano passado, quando o latifundiário mandou os bois comerem tudo que tinha sido plantado, desde hortas à bananas, batata e macaxeira. Ninguém se esquecerá disto!
Mais esta vitória, mais um passo para a conquista da terra foi dado. Fruto da união de companheiros e companheiras em luta!
Viva a Revolução Agrária!
Tomar e cortar todas as terras do latifúndio!
Rebelar-se é justo!