
A tomada da fazenda Santa Elina entrou para a história da luta pela terra no país, quando em 1995 os camponeses resistiram heroicamente a uma verdadeira operação de guerra levada a cabo pelo comando da polícia militar a mando de latifundiários da região.
Ao longo desses mais de 15 anos a luta das vítimas por justiça, indenização e tratamento de saúde nunca cessou. Finalmente em julho de 2010 os camponeses organizados pela LCP e pelo CODEVISE, cansados de esperar pelo reforma agrária falida do governo ocuparam novamente a fazenda, as terras foram cortadas em lotes
de oito alqueires e entregues as vítimas de Santa Elina e aos demais camponeses pobres que querem a terra para trabalhar.
Agora a terra que antes não produzia nada está cheia de gente, são mais de 250 famílias que já começaram a produzir alimentos e a contribuir com o desenvolvimento da região.
Convidamos todos os trabalhadores de Corumbiara, Cerejeiras, Chupinguaia, Vitória da União, Guarajús, Rondolândia, Vanessa, Adriana, Verde Seringal, e demais localidades de Rondônia para participar de nossa festa.
Pedimos a todos trabalhadores, entidades democráticas e demais organizações que sejam solidárias e contribuam materialmente com nossa justa luta.
LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental