Todo apoio às famílias acampadas na Fazenda Pé de Serra!

Luta camponesa

O latifúndio São Sebastião, mais conhecido como fazenda Pé de Serra, foi tomado por 45 famílias dos municípios de Colônia, Canastra e Ibateguara [Alagoas]. Já são mais de dois anos de luta destas famílias camponesas por um pedacinho de terra.

Todos na região sabem que as terras da Fazenda Pé de Serra são terras públicas, devolutas, que foram griladas pelos que hoje se dizem donos.

Como se não bastasse estas irregularidades, o Sr. Francisco, que se diz proprietário, junto com seu pau mandado Chiquinho, que se diz arrendatário, ameaçam constantemente as famílias acampadas. Este tal de Chiquinho chegou a ir na casa de um dos camponeses, na cidade de Canastra, ameaçando ele de morte caso voltasse para a terra. Recentemente, Chiquinho ameaçou com um revólver um camponês de 65 anos na estrada que liga Canastra à Colônia.

Estranhamente, no sábado dia 07/11, o Sr. Francisco juntamente com policiais civis e viaturas da Pelopes foram cumprir a reintegração de posse. Este foi um procedimento ilegal, pois em Alagoas todas as reintegrações são cumpridas através do Centro de Crises da PM junto com o oficial de justiça da Vara Agrária. Tanto que após denúncia da Liga dos Camponeses Pobres o despejo teve que ser suspenso.

Esta foi mais uma vitória das famílias camponesas, que apesar das perseguições continuarão a luta até a conquista da Fazenda Pé de Serra para que o povo nela trabalhe!

LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste