Publicamos mais um vídeo produzido pela equipe de AND durante a Missão de Solidaridade ao Acampamento Enilson Ribeiro, em Rondônia, ocorrida no mês de outubro de 2018.
O registro filmado mostra a vibrante manifestação camponesa que reuniu mais de mil camponeses no município de Seringueiras (RO), no dia 18/10/2018, e denunciou a criminosa ameaça de reintegração de posse movida pelo Incra contra Acampamento Enilson Ribeiro.
A manifestação fez parte da Missão de Solidariedade ao Acampamento Enilson Ribeiro, iniciativa Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo) e pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) que teve por objetivo “impedir que o Estado de Rondônia seja palco de mais um grande massacre de camponeses”. A Missão reuniu apoiadores da luta pela terra de todo país que visitaram a região e denunciaram os crimes promovidos pelo velho Estado em conluio com o latifúndio.
Enfrentando o forte temporal que desabou sobre a cidade, o protesto marchou pelas ruas do centro da cidade até a Câmara Municipal, onde foi realizada uma Audiência Pública.
Além das centenas de camponeses de várias áreas e acampamentos, participaram da manifestação também ativistas, estudantes, professores e demais trabalhadores apoiadores da luta pela terra.
Frente à grande mobilização, a Audiência Pública, que contou com a presença do Ouvidor Agrário Nacional, Ministério Público e Incra, acordou pela suspensão da reintegração de posse da Fazenda Bom Futuro, que continua até o momento, nas mãos dos camponeses.
A luta dos camponeses pela fazenda Bom Futuro prossegue pois, apesar de ter sido suspensa temporariamente naquela data, a ameaça de reintegração de posse contra o Acampamento Enilson Ribeiro persiste até hoje.
Todo o material registrado está sendo publicado em partes na série de vídeo-reportagens ‘Caminho da luta pela terra em Rondônia’ em nosso canal do youtube e no Portal de AND: www.anovademocracia.com.br