
O congresso teve a participação de mais de 600 camponeses, representando mais de 15 áreas camponesas, espalhadas pelos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção. Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia, Cumaru do Norte.
A realização de nosso congresso é o coroamento de um processo de preparação que se iniciou em Janeiro de 2009 com dezenas de reuniões e assembleias em diversos locais para a escolha dos delegados representantes das áreas, que durante dois dias estudaram e debateram as questões do movimento, traçou os rumos das lutas para o próximo período e elegeu a coordenação que conduzirá a luta daqui pra frente.
Nosso congresso ocorre em um momento que existe uma nova grande onda de tomadas de terra no Estado e que o latifúndio se articula com a governadora Ana Julia (PT) para promover uma nova “operação paz no campo” como a que ocorreu em novembro de 2007 contra milhares de camponeses que tomaram o latifúndio Forkilha, do arque reacionário Jairo Andrade, fundador da UDR e responsável por diversos crimes na região como assassinatos de indígenas, trabalho escravo entre outros. A operação que ficou conhecida como “terror no campo” também atacou dezenas de outras áreas no Sul do Pará.
O ataque arquitetado contra os camponeses no Pará está diretamente relacionado aos ataques contra camponeses pobres no restante do Brasil como recentemente ocorreu em Rondônia e Pernambuco, fazendo parte da política de criminalização da luta pela terra.
Nosso congresso levantou 4 bandeiras:
1 – Contra a criminalização da luta pela terra,
2 -Tomar, cortar e entregar para os camponeses todas as terras do latifúndio,
3 – A Amazônia é nossa,
4 – Viva a Revolução Agrária!
A realização de nosso congresso é mais uma grande vitória do movimento camponês combativo que luta todos os dias contra as ataques do latifúndio e seus representantes, é uma vitória dos democratas e de todos que lutam contra os inimigos do povo, é uma vitória contra os oportunistas que tentam de toda forma atrasar e desviar a luta do povo, é uma vitória dos camponeses do Pará que nunca se renderam aos mais ferozes ataques promovidos pelas forças reacionárias. Abaixo a criminalização da luta pela terra!
Tomar, cortar e entregar para os camponeses todas as terras do latifúndio!
A Amazônia é nossa!
Conquistar a terra! Destruir o Latifúndio!
LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Pará e Tocantins