Camponeses, operários e estudantes marcham pelas ruas de Maceió

Dia 18 de janeiro de 2011, 600 pessoas entre camponeses sem-terra, trabalhadores sem-teto e estudantes, do interior e da capital de Alagoas, organizados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e pelo Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), realizaram uma marcha de 20 Km saindo do acampamento de sem-tetos Dandara, localizado no bairro do Benedito Bentes até a Praça dos Martírios (centro de Maceió).

Após a marcha, os manifestantes ocuparam a Praça dos Martírios. As duas organizações (LCP e MTL) protocolaram diversas reivindicações nos órgãos competentes. Diante da mostra de audácia e resistência dos trabalhadores, o Estado se viu obrigado a ouvir as denúncias e as cobranças dos movimentos envolvidos.

Sobre a terra, os trabalhadores montaram a pauta cobrando a realização das vistorias assumidas pelo INCRA, a maioria com atrasos entre 4 e 10 anos. Os camponeses ainda questionaram os métodos usados pelo órgão federal para definir uma propriedade como produtiva ou não.

Os trabalhadores da cidade reuniram-se com representantes e secretários do gerenciamento estadual, criticaram a lentidão nos processos que envolvem a situação dos acampados em áreas de sem-teto no interior e na capital, além da exclusão social praticada por todos os gerenciamentos municipais negando escolas, postos de saúde, segurança e saneamento básico.

Um dos pontos principais, em todas as pautas, foi o aumento da criminalização, da perseguição política e da repressão policial nas áreas ocupadas por famílias pobres no campo e na cidade. A truculência do velho Estado contra as lideranças populares e consequentemente contra as massas, que lutam por justiça nesta sociedade reacionária.

Inúmeras promessas e diversos termos foram assumidos pelos representantes do gerenciamento estadual, mas, mesmo assim, o povo não se aquietará nem tão pouco confiará nas falácias do velho Estado. A luta continua firme, seja no campo ou na cidade, camponeses, operários e estudantes continuarão seguindo juntos até a vitória final.

image_pdfimage_print