Em maio deste ano, uma comissão de camponeses do Canaã reuniu-se em Brasília com Junior Divino Fideles, procurador-chefe do Incra. Ele definiu três propostas de acordo para apresentar à Ângela Semeguini, que se diz proprietária das terras. Dois meses depois, o Incra assinou um documento se comprometendo a negociar a compra das terras do Canaã para reforma agrária.
No dia 12 de julho, houve uma reunião em Porto Velho com os que se dizem donos das terras, camponeses, o juiz federal Herculano Martins Nacif e o Incra, inclusive representantes de Brasília. O juiz enviou todo o processo para o Incra nacional e para a presidente Dilma e deu o prazo de 30 dias para o Incra fazer uma vistoria na área Canaã para iniciar o processo de compra das terras. Neste período, ficaria suspensa a ordem de despejo.
As famílias já estão fartas das falsas promessas do Incra e temem que mais uma vez eles não façam nada.
E para piorar, o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, enviou ao juiz José Augusto Alves Martins um ofício solicitando suspender o despejo até o dia 1º de agosto. Segundo Gercino, neste dia haverá uma reunião com os camponeses para decidir “a melhor forma de cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse”.
Esta é a ordem de reintegração mais absurda da história de Rondônia! No Canaã, mais de 130 famílias construíram suas casas, estradas e pontes, roças e criações variadas para sustento próprio e que ajudam a abastecer Jaru e Ariquemes. Tudo isto sem depender de NENHUM CENTAVO DO GOVERNO! Só o que o povo quer é paz para continuar trabalhando, vivendo e criando seus filhos com dignidade. Mas eles já abriram os olhos, sabem que cada direito só é conquistado com muita luta e estão dispostos a defender até o fim seu sagrado direito a um pedaço de terra.
O governo Dilma/PT enterrou o pouco que restou da reforma agrária após 8 anos de gerência Lula. Só não vê quem não quer! Os camponeses só podem contar com eles mesmos e a força de apoiadores honestos. É urgente que os democratas de todo o país pressionem a presidente Dilma e seus agentes diretos – Ouvidor Agrário Nacional Gercino e o presidente nacional do Incra. Eles podem comprar as terras do Canaã e regularizar a posse dos camponeses, isso não é nada perto dos bilhões de nossos impostos que estão sendo desperdiçados nas obras da Copa do Mundo e Olimpíadas que enricam ainda mais os grandes monopólios.
A presidente Dilma, o Ouvidor Gercino e o presidente nacional do Incra podem evitar o despejo dos camponeses do Canaã. Se isto ocorrer, assim como qualquer confronto, prisão e assassinato eles serão os únicos responsáveis.
Ligue e mande mensagens para os contatos abaixo, exigindo o fim imediato do despejo no Canaã:
– Presidente da República Dilma Rousseff: Tel.: (61) 3411-1200 / 3411-1201
– Ouvidor Agrário Nacional Gercino José: Tel.: (61) 2020-0904 / e-mail: gercino.filho@mda.gov.br
– Presidente do Incra Celso Lisboa de Lacerda: Tel.: (61) 3411-7474 / e-mail: presidencia@incra.gov.br
– Governador Confúcio Moura: Tel.: (69) 3216-5024
– Procurador-chefe do Incra Junior Fideles: Tel.: (61) 3411-7150 / 3411-7140 / e-mail: junior.fideles@incra.gov.br
TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!
LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental