Famílias Camponesas são ameaçadas por deputado alagoano em Pernambuco

Luta camponesa

No dia 08 de agosto, sábado, 60 famílias organizadas pela LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste, tomaram o latifúndio Pantameira, também conhecida como Fazenda do Boi, no município de Panelas de Miranda, Agreste de Pernambuco.

O latifúndio Pantameira tem mais de 4 mil hectares e se encontra totalmente improdutivo com umas poucas cabeças de gado.

A necessidade de terra e trabalho na região é enorme, tanto que a maior parte das famílias que tomaram o latifúndio improdutivo são camponeses que vivem ao redor desta imensa propriedade, mas não podem trabalhar nela para arrancar o seu sustento e de sua família.

O latifúndio Pantameira é de propriedade do Deputado Estadual, de Alagoas, Artur Lira (PMN). O próprio deputado, hoje dia 10 de agosto, acompanhado de 4 PMs e um capanga tentou à força retirar as famílias. Perguntado pelos camponeses se tinha um mandado de reintegração de posse, o deputado, tão conhecedor das leis de nosso país, falou que “não precisava disto para tirar aqueles vagabundos de sua propriedade”.

O deputado ordenou que um policial prendesse a moto de um camponês e ainda teve o desplante de afirmar que só liberaria a motocicleta quando as famílias desocupassem o local. Como os velhos coronéis o deputado Artur Lira age como se fosse prefeito e juiz do local, como se fosse dono das terras e das pessoas.

Diante da posição firme das famílias camponesas o deputado ameaçou literalmente os acampados dizendo que: “se eles não queriam sair por bem teriam que sair por mal.” O que quer dizer o deputado?

Atitudes como esta do deputado Artur Lira não são de se estanhar. Recentemente o deputado foi preso na operação Taturana, acusado de pertencer a quadrilha que assaltou R$ 340 milhões dos cofres públicos alagoanos.

Não podemos aceitar estes desmandos em nosso estado e em nossa cidade. Exigimos a devolução da moto apreendida e que cessem imediatamente as ameaças contra as famílias acampadas. Se o deputado acha que pode fazer tudo o que quiser em sua terra, está redondamente enganado se pensa que fará o mesmo aqui em Pernambuco. Se quer reivindicar seus direitos que entre na justiça e procure seus direitos.

Os camponeses estão seguros de que estão certos. Sua luta é justa, querem apenas terra para trabalhar. O latifúndio é enorme e totalmente improdutivo. Afinal, A terra é de quem nela trabalha!

Enviar notas de protestos e solidariedade para:

Fórum de Panelas: (81) 3691-1171 – Juiz Dr. Francisco Jorge Figueiredo Alves
Pref. De Panelas: (81) 3691-1156 – Prefeito Sérgio Miranda
Gabinete Dep. Artur Lira: e-mail: arthurlira@ale.al.gov.br

LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste