Delegação de advogados da IAPL em Rondônia

Entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro o Brasil estará sediando a reunião da IAPL (Associação Internacional de Advogados do Povo), que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro. Entre as várias atividades que serão realizadas está a visita de uma delegação da IAPL ao Estado de Rondônia. Em Porto Velho está programado atividades com advogados, professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia no campus da Unir e uma visita ao presídio Urso Branco para analisar a situação carcerária.

No interior serão realizadas visitas em várias áreas de conflito agrário para levantar dados que farão parte de um relatório da situação da luta pela terra no Estado e a crescente criminalização do movimento camponês.

Estarão presentes na delegação da IAPL advogados da Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Holanda e Turquia.

Seminário Internacional

Com a temática A violação dos Direitos no Brasil e na América Latina se realizará no dia 03 de dezembro, quarta-feira próxima, um Seminário Internacional organizado pela IAPL – (International Association People’s Lawyers) – Associação Internacional de Advogados do Povo, NAP – Núcleo de Advogados do Povo e Cebraspo – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos. O Seminário será realizado no Auditório Paulo Freire, campus da UNIR em Porto Velho, a partir das 19h00min.

O evento é realizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – DCE/UNIR, Centros Acadêmicos de Direito e de Ciência Sociais e conta com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos estudantis (PROCEA/UNIR).

A IAPL é uma federação de advogados do povo, juristas, estudantes de Direito, assessores e trabalhadores da área jurídica, fundada em dezembro de 2000, por 26 membros de 10 países: Afeganistão, Bélgica, Colômbia, Grécia, Índia, México, Nepal, Holanda, Filipinas e Turquia. Novos membros do Brasil e da Inglaterra uniram-se depois à IAPL, enquanto advogados do Canadá, Congo, Cuba, Alemanha e Espanha têm participado como observadores ou convidados. Advogados da Austrália, Bangladesh, Indonésia, Coréia, Estados Unidos uniram-se à IAPL no 3º Congresso realizado em 2006.

A IAPL tem, ao longo dos anos, trabalhado em cooperação com outras organizações internacionais de advogados, em vários assuntos de interesse comum, como a Associação Internacional de Advogados Democráticos (IADL), a Associação Nacional de Advogados (NLG) dos Estados Unidos e a Conferência de Advogados da Ásia e Pacífico (COLAP), entre outras.