O povo de Rio Pardo quer trabalhar e viver com dignidade

Luta camponesa

No final de abril 400 homens do Exército brasileiro, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Abin, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Ibama iniciaram uma operação de guerra para retirarem as 3 mil famílias da Floresta Nacional Bom Futuro. A operação também quer combater o desmatamento “ilegal” e “roubo” de madeira e retirar 40 mil cabeças de gado em 6 meses.

O ministro Minc mente! Se não vai retirar as famílias de Rio Pardo a força, pra que tanta polícia? Na verdade eles têm medo! Temem que se repita aqui o que ocorreu no município de Tailândia no Pará, onde fiscais do Ibama tiveram que sair correndo da cidade para não serem linchados pela população.

Floresta Nacional Bom FuturoO governo Lula mente! Não vão reassentar as famílias, todos sabem que em Rondônia o Incra não assenta ninguém. Querem obrigar os camponeses a sobreviver em condições miseráveis colhendo castanha ou tecendo cesto de palha, como o PT fez no Acre.

Não querem proteger, querem vender a Flona Bom Futuro, como fizeram com a Flona Jamari no ano passado, vendida para grandes mineradoras e madeireiras estrangeiras explorarem por 60 anos. Esta é a política ambiental criminosa do Ibama: expulsar o povo brasileiro da Amazônia e entregá-la para aos imperialistas, principalmente os Estados Unidos.

O governador Cassol e outros políticos garantiram ao povo de Rio Pardo que nada lhes aconteceria. Mas eles não farão nada pelo povo, estão se lixando pra nós. Estão preocupados mesmo é em ganhar voto e defender seus negócios.

O povo de Rio Pardo, Buritis e região não pode aceitar os abusos e humilhações do Ibama. Somos trabalhadores, não bandidos e criminosos. Tudo o que foi construído pelas famílias em anos de muito trabalho e sacrifício não pode ser destruído do dia pra noite. Só o povo organizado de forma independente poderá mudar a situação! Só a resistência das famílias poderá garantir sua permanência nas terras!

Fora Ibama! Jagunços do imperialismo na Amazônia!
A Amazônia é do povo brasileiro!
O povo quer terra e trabalho, não repressão!
Viva a Revolução Agrária!

LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental