A Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres protocolou no dia 20 de novembro de 2008, pedido de resposta ao Jornal “Estadão” do Norte, pela criminosa matéria iniciada com a manchete de capa da edição de 21/09/2008 “Guerrilheiros da LCP compram armas com dinheiro da cocaína”.
O “Estadão do Norte” de Porto Velho-RO não se cansa de veicular notícias mentirosas contra a LCP e sempre da única forma que sabe fazer, sensacionalista e escandalosa.
Da última vez (21-09-2008) acusou-a de ser uma organização de “guerrilheiros treinados pelas FARC” e que “compram armas com dinheiro da cocaína”.
Destilando seu fel contra os camponeses pobres e sua organização e no seu afã de mentir sem limites o Estadão chega ao delírio de afirmar “a passagem de Antonio Marins, mais conhecido por Tirofijo, por Minas Gerais, onde a LCP tem suas origens”. Ou seja, o jornal diz que segundo o setor de “investigações da polícia” o já falecido comandante das FARC, e segundo a imprensa internacional, um dos homens mais procurados do mundo, cercado por todos os lados pelo exército fascista da Colômbia, estaria passeando por Minas Gerais para treinar os membros da LCP.
Nilo Hallack, da Comissão Nacional das Ligas, citado na matéria, assinou o pedido.
Segundo a Comissão Nacional das LCP´s, as medidas judiciais cabíveis, em caso de negativa do “Estadão” do Norte, já estão sendo providenciadas.
Belo Horizonte, 21 de novembro de 2008