Defender a posse das terras do Canaã pelos camponeses

Nós, camponeses da Área Canaã, estamos ameaçados de sermos despejados de nossos lotes onde vivemos e trabalhamos há oito anos. O juiz de Ariquemes Danilo Paccini assinou uma ordem de reintegração de posse em favor de João Arnaldo Tucci, que se diz proprietário. Mas na verdade, é um grileiro de terra, pois as terras do Canaã são da União. Antes da nossa chegada, não tinha nada lá, só capoeira.

Agora a realidade é outra: construímos nossas casas, plantamos roças de todo tipo, criamos porcos, galinha e gado leiteiro. 3 vezes por semana enchemos um caminhão de banana que é vendido em Jaru, Ariquemes ou Porto Velho. Vendemos outros produtos também, contribuindo assim para o abastecimento das cidades. Dezenas de crianças estudam diariamente na Escola Mafalda Rodrigues. Construímos com recursos próprios quase 10 Km de estradas.

Estamos realizando um sonho: viver dignamente de nosso próprio suor. E tudo o que temos está investido no Canaã. Não seremos despejados para sofrermos com o desemprego, drogas e desesperança na periferia das cidades.

Nós camponeses do Canaã não vamos arredar o pé, estamos dispostos a defender nossas terras, nossas casas, nosso trabalho até as últimas consequências.

O juiz Danilo Paccini se posicionou do lado de um grileiro contra 120 famílias de camponeses, qualquer conflito que ocorrer no Canaã será de total responsabilidade do juiz.

Chamamos todos camponeses, todos trabalhadores e estudantes da cidade, todos os democratas a defenderem e lutarem junto com os moradores da Área Canaã.

Comissão de camponeses da Área Canaã

LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental

image_pdfimage_print